Até o final do ano a segurança pública de Rondônia contará com equipamentos que vão possibilitar ao futuro gestor estadual acesso diário a todas as informações, inclusive com imagens fornecidas por câmeras de lapela inseridas na roupa dos agentes policiais, enquanto para 2019 está prevista a aplicação de emenda parlamentar de R$ 28 milhões, indicada pelo atual governo, com vistas a dar mais proteção a todos os cidadãos. Foi o que informou o governador Daniel Pereira, na manhã desta segunda-feira (12), durante a solenidade de inauguração da nova instalação do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, no bairro Marechal Rondon, em Porto Velho.
O governador ainda anunciou que enviará à Assembleia Legislativa projeto de lei garantindo proteção aos policiais que muitas vezes acabam custeando suas próprias despesas ao responder processos decorrentes de ações praticadas durante o trabalho. Outra medida será entregar ao governador eleito coronel Marcos Rocha proposta para composição de bombeiros civis em todos os municípios rondonienses, e não apenas em 14, como estava previsto. Ele ainda citou que o Corpo de Bombeiros de Rondônia receberá recursos do Fundo da Amazônia com vistas a se fortalecer para atender às ocorrências de incêndio com mais eficiência.
Instituições
Com relação às novas ferramentas a ser implementadas, o governador disse que serão utilizadas por todas as instituições, tornando Rondônia o único Estado do País a unificar as ações, sem promover divisões entre as corporações civis e militares que atuam na segurança pública estadual.
O 1º Grupamento de Bombeiros da capital é responsável pela atividade operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, atuando no salvamento em altura, terrestre, aquático, busca e resgate, além de prevenção e combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar.
“Há 20 anos este local era um estabelecimento de comércio desocupado e um antigo terminal de ônibus que já não funcionava”, lembrou o coronel Farias, destacando que o primeiro comandante foi o então tenente PM Rodrigues. Em 2012, foi realizada a mudança das instalações para a rua Afonso Pena, sob o comando do então major bombeiro Moreira.











