Para melhorar e ampliar o sistema de abastecimento de água em Jaru, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), está trabalhando na instalação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com 60% de execução entregue, marca o progresso do andamento das obras.
Já foram investidos cerca de R$ 2,9 milhões, o equivalente a 42,64% de execução feita de toda a obra do sistema de abastecimento de água no município. Recurso oriundo do governo de federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com a contrapartida do Governo do Estado.
Vazão
Segundo Adrian Alves de Souza, engenheira fiscal da Seosp, a nova ETA terá capacidade de vazão de 60 litros de água por segundo, e contará com dois decantadores, sete filtros e quatro floculadores. “A instalação começou em abril de 2023. Temos acompanhado os trabalhos da empresa executora, para que tudo ocorra conforme o cronograma, além de primarmos pela segurança tanto dos trabalhadores, quanto por quem transita nas proximidades”, afirmou.
Outra frente de serviço que segue em andamento é a implantação das ligações domiciliares, que resultam em 420 ligações instaladas no perímetro urbano de Jaru. O objetivo, conforme contrato, é que sejam feitas 3.080 ligações domiciliares, na área citada.