Informação é com a gente!

27 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

27 de janeiro de 2026

INSS suspende programa para reduzir fila por falta de verba

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Jr., suspendeu temporariamente o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), com o objetivo de reavaliar e revisar benefícios previdenciários e assistenciais, além de reduzir a fila de atendimento. A justificativa apresentada é a falta de recursos financeiros.

Solicitação de recursos

Em ofício encaminhado ao Ministério da Previdência, o presidente do INSS solicitou a suplementação orçamentária no valor de R$ 89.156.165,29 para garantir a continuidade do PGB. O programa previa o pagamento de bônus aos servidores que analisassem um número de requerimentos superior à meta diária estabelecida.

O PGB é um recurso utilizado rotineiramente pelo INSS para diminuir o tempo de espera por benefícios. A versão mais recente do programa estava em vigor desde 15 de abril de 2025. Em agosto, a fila de espera do INSS atingiu 2,6 milhões de brasileiros, conforme dados do Portal da Transparência.

Impacto da suspensão

Com a suspensão do PGB, o INSS determinou que novas tarefas não sejam concluídas por meio da “análise extraordinária”. As demandas pendentes ou em fase de exigência devem retornar à fila comum de processamento de benefícios.

A decisão ocorre em um momento de aumento significativo da fila de espera do INSS. Em dezembro de 2023, mais de 2 milhões de pessoas aguardavam a concessão de benefícios. O número chegou ao pico de 2,7 milhões em março deste ano, e, em agosto, permanecia acima de 2,6 milhões.

O INSS reconheceu a importância do PGB e o esforço dos servidores envolvidos, destacando o impacto positivo do programa na redução do tempo médio de análise dos benefícios. A autarquia informou que está buscando a liberação dos recursos necessários junto aos órgãos competentes para restabelecer o programa o mais breve possível.

O INSS foi contatado para comentar o caso, mas ainda não se manifestou.

 

Página inicial / Economia / INSS suspende programa para reduzir fila por falta de verba