Informação é com a gente!

19 de novembro de 2025

Informação é com a gente!

19 de novembro de 2025

INSS: famílias de vítimas de fraude podem pedir ressarcimento

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma norma que permite a devolução de descontos indevidos realizados em benefícios de aposentados e pensionistas falecidos. A medida visa atender casos relacionados à fraude revelada pela Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano, que identificou cobranças irregulares efetuadas por entidades e associações por meio de filiações fraudulentas.

Como funciona o ressarcimento

De acordo com o INSS, aproximadamente 800 mil pessoas que foram vítimas dessas cobranças já haviam falecido quando o esquema foi descoberto. A partir desta quarta-feira, familiares podem solicitar o ressarcimento dos valores descontados.

O detalhamento do procedimento será divulgado nesta sexta-feira (14). O INSS adiantou que o pedido poderá ser feito tanto por pensionistas quanto por herdeiros, dependendo da natureza do benefício deixado pelo segurado.

Para pensionistas

No caso de benefícios convertidos em pensão por morte, o titular da pensão poderá solicitar a devolução por meio dos seguintes canais:

  • Meu INSS
  • Telefone 135
  • PrevBarco
  • Agências dos Correios

O valor a ser restituído será dividido entre todos os pensionistas do mesmo benefício.

Para herdeiros

Para benefícios de pessoas que não deixaram pensão, o processo consiste em duas etapas:

  1. Reconhecimento como herdeiro: O INSS precisa confirmar a condição de herdeiro. Para isso, no Meu INSS, o interessado deve acessar “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, clicar em “Consultar Descontos – Benefício de Pessoa Falecida – para o Sucessor ou Herdeiro” e selecionar “Pedir Análise”. Serão necessários os seguintes documentos: escritura pública ou alvará judicial autorizando a contestação, documento de identificação e comprovante de endereço. A Central 135 também pode fornecer orientação.
  2. Solicitação da devolução: Após o reconhecimento da condição de herdeiro, o pedido pode ser feito pelo Meu INSS, telefone 135, Correios ou PrevBarco. No Meu INSS, o interessado deve acessar “Consultar Pedidos”, localizar o protocolo “Cadastrar Sucessor/Herdeiro – Descontos de Entidades Associativas”, clicar em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, verificar os descontos, selecionar aqueles não autorizados e enviar a declaração.

Dados do INSS

Segundo levantamento do INSS:

  • 98% dos beneficiários que responderam ao INSS não reconheceram os descontos.
  • Já foram devolvidos R$ 2,5 milhões a 3,75 milhões de aposentados e pensionistas desde abril.
  • O governo prorrogou até fevereiro de 2026 o prazo para contestação dos descontos indevidos.