06 de dezembro de 2024

Início da Campanha Nacional de Multivacinação no Amapá Visando a Imunização Infantil e Juvenil

peixe-post-madeirao

Ação visa ampliar a cobertura vacinal de 17 imunizantes em crianças e adolescentes de até 15 anos.

Lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação no Amapá

O Ministério da Saúde e o governo do Amapá lançaram neste sábado (15), em Macapá, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo principal é ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de até 15 anos no estado.

Intensificação na Aplicação de Imunizantes

A Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá informou que, a partir deste sábado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificarão os esforços para aplicar os 17 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação.

Vacinas Disponibilizadas

Os imunizantes disponíveis na campanha incluem a BCG (tuberculose), vacinas contra hepatites A e B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), VIP e VOP (poliomielite), além da vacina contra rotavírus humano (VRH). Também estão disponíveis vacinas contra a COVID-19, febre amarela, varicela, tríplice viral, pneumocócica 10-valente, meningocócica C (conjugada), DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e meningocócica ACWY.

Programação da Campanha

O lançamento oficial da campanha ocorreu na Praça Veiga Cabral, em Macapá, com a programação terminando ao meio-dia (horário local). A campanha se estende até o dia 30 de julho.

Importância da Vacinação

Margarete Gomes, superintendente da SVS, declarou que a campanha de vacinação visa aumentar a cobertura vacinal, sobretudo entre pessoas que apresentam fatores ou condições de risco. Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, ressaltou a necessidade de elevar a cobertura vacinal diante da baixa adesão a vacinas, a fim de prevenir o retorno de doenças evitáveis por vacinação.

Cronograma da Multivacinação

O Amapá é o terceiro estado a lançar a campanha de multivacinação este ano, seguindo Amazonas e Acre. A antecipação nesses estados se deu devido à notificação de casos de poliomielite no Peru, país que faz fronteira com eles. Roraima, Maranhão e Pará serão os próximos a realizar a multivacinação, com previsão de início em agosto.