Construída para um fluxo, na maioria, de pequenos caminhões e, em número bem inferior ao atual, a BR 364 (trecho Cuiabá/Porto Velho) completa 40 anos.
Ao passar essas quatro décadas, a estrutura não comporta mais nem o volume, nem o peso dos veículos que por ela trafega atualmente.
Dentre as cerca de duas mil carretas que atravessam o estado de Rondônia, todos os dias, muitas têm até nove eixos e trazem cargas cada vez mais pesadas.
Com a expansão da hidrovia do rio Madeira e a crescente produção de soja, nos estados de Mato Grosso e Goiás, que são exportadas por essa rota, a base da rodovia e as pontes estão à beira de colapsar.
Na quarta-feira, dia 6, a rodovia foi interditada, após desmoronamento na cabeceira da ponte sobre o Igarapé Andirá, no km 464, no trecho entre Jaru e Ariquemes.
Após, mais de 24 horas, o tráfego foi liberado. Esse trecho havia sido inundado no mês de dezembro de 2018.
Bloqueio
No dia 14 de novembro de 2018, por problemas na estrutura, a ponte no distrito de Riozinho, que liga os municípios Cacoal e Pimenta Bueno, foi interditada.
Por mais de 30 dias houve bloqueio parcial na rodovia, que ficou funcionando através do sistema “pare e siga”.
A interdição aconteceu após serem constatados problemas estruturais, como rachaduras, que se arrastavam há anos.
Nesta semana, o diretor-geral do DNIT, General Santos Filho, afirmou que a ponte do distrito de Riozinho, em Cacoal, passará por reforma definitiva.
Obras
Em reunião realizada com membros da bancada federal de Rondônia, no dia 07, em Brasília, santos Filho explicou que uma licitação para o reparo já está em andamento e que até o fim do primeiro semestre a ponte passará por obras.
No mesmo dia, o senador Acir Gurgacz (PDT), cobrou em plenário, uma ação urgente do governo federal, especialmente do Dnit, na recuperação imediata dos estragos causados pelas chuvas das últimas horas na BR-364, que corta Rondônia de Norte a Sul.
“Essa situação revela a necessidade urgente de recuperação e duplicação dessa rodovia, asfaltada na década de 1980, que não resiste mais ao tráfego intenso e às adversidades do tempo. Além de oferecer risco aos usuários, a precária situação da rodovia também prejudica a competitividade da produção de Rondônia, pois aumenta o custo do transporte”, argumenta Acir.
O senador defende que é urgente que “o governo federal realize as obras de recuperação e duplicação da rodovia”.
Bacias
A elevação das rodovias em áreas banhadas por várias bacias hidrográfica do estado é urgente. Municípios do vale do Guaporé são frequentemente prejudicados por alagações na BR 429. Na BR 364, além do trecho entre Jaru e Ariquemes, outros pontos entre Cacoal e Ji Paraná e, Porto Velho e Rio Branco, sofrem com alagamentos eventuais. Esse problema também afeta rodovias estaduais.
A ponte que dá acesso ao município de Alto Paraíso, ficou submersa, na manhã de sexta-feira, dia 08.
Em vídeo publicado por um internauta, é possível ver a ponte sob o Rio Jamari, na RO-459, que dá acesso ao município.
Na mesma região, o Vale do Jamari, na última semana a cidade de Buritis ficou isolada, após temporal.











