Candidatos enfrentam a fase prática do exame que valida diplomas médicos estrangeiros.
Neste sábado (2) e domingo (3), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conduz a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2.
Os portões fecharam ao meio-dia para o primeiro turno de provas, reabrindo às 15h para o segundo turno, que está agendado para iniciar às 16h, horário de Brasília. Esta etapa concentra as avaliações de habilidade clínica.
De acordo com o Inep, a prova é “estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizam tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos”.
O Revalida é composto por duas etapas, ambas eliminatórias, abordando interdisciplinarmente as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.