Prova será realizada em 3 de novembro; documento esclarece critérios de avaliação.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta quarta-feira (2) a cartilha “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”. O material, disponível no site do Inep, busca esclarecer as principais dúvidas dos candidatos sobre o que faz uma redação ser bem avaliada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Critérios de avaliação
Na cartilha, além de explicações detalhadas sobre a matriz de referência da prova, também é possível conferir exemplos comentados de redações que obtiveram a pontuação máxima (1.000 pontos) na edição de 2023.
A redação, que será aplicada no primeiro dia de prova, 3 de novembro, deve ser dissertativa-argumentativa e contar com até 30 linhas. A proposta trará uma situação-problema que os candidatos deverão usar como base para desenvolver o texto.
Entre as competências que serão avaliadas, destacam-se o domínio da norma culta da língua portuguesa, a organização dos argumentos para defender um ponto de vista, o uso correto de recursos linguísticos e a proposta de uma solução para o problema apresentado.
Avaliação e nota final
Cada redação será corrigida por dois avaliadores, que atribuirão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final será a média das pontuações dadas por ambos.
Alguns fatores podem zerar a redação, como fugir do tema, apresentar menos de sete linhas, usar trechos desconectados do tema, não seguir o formato dissertativo-argumentativo ou desrespeitar o exame.
Importância do Enem
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas. Além disso, as notas também são usadas em programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em Portugal também podem usar o resultado do exame em instituições conveniadas ao Inep, facilitando o processo de admissão.
Com informações da EBC