Com o fortalecimento das garantias sanitárias no setor agropecuário, impulsionado pela Idaron, indústrias e agroindústrias do Estado têm expandido capacidade produtiva e conquistado novos mercados.
Credenciadas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), essas empresas podem comercializar seus produtos em todo o país.
Certificação – Entre elas está uma empresa privada, primeira unidade de beneficiamento de pescados e derivados de Rondônia a obter a certificação do Sisbi-POA. Com a aprovação, a empresa pode distribuir seus produtos em qualquer região do Brasil. A entrega do certificado ocorreu em 21 de março.
Pintado – Localizada no Vale do Paraíso, a indústria processa cerca de quatro toneladas diárias de tambaqui, pirarucu e pintado. Com uma equipe de 40 funcionários, tornou-se o sétimo frigorífico de Rondônia a integrar o Sisbi-POA e o primeiro especializado em pescado. De acordo com o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, “esse avanço permitirá dobrar a capacidade produtiva da empresa, beneficiando quase 50 propriedades rurais, para impulsionar a geração de emprego e renda”, salientou.
A inclusão da empresa no sistema federal foi oficializada em fevereiro, por meio da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Idaron (Gipoa). Segundo a gerente de inspeção da agência, Clariana Lins Lacerda, o frigorífico estava registrado no Serviço de Inspeção Estadual desde 2017, e comercializa cortes como filé, costela, lombo, ventrecha e banda.
A gerente de inspeção também destaca o trabalho dos servidores da Idaron na ampliação do escopo de fiscalização de pescados, ovos, leite e derivados em 2024, medida que deve favorecer o crescimento de novas indústrias no mercado nacional.