Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Indonésia localiza destroços de avião com 11 pessoas a bordo

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Avião de vigilância da pesca desaparece na Indonésia; destroços são encontrados perto de montanha

Autoridades da Indonésia informaram neste domingo (18) que localizaram os destroços de um avião de vigilância da pesca que havia desaparecido na província de Sulawesi do Sul, perto de uma montanha coberta por neblina, mas ainda buscavam as 11 pessoas que estavam a bordo.

O ATR 42-500 turboélice, pertencente ao grupo de aviação Indonesia Air Transport, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo no sábado, por volta das 13h30 no horário local (05h30 GMT), na região de Maros, em Sulawesi do Sul. A aeronave havia sido fretada pelo Ministério de Assuntos Marítimos e Pesca da Indonésia para realizar vigilância aérea da atividade pesqueira, e transportava oito tripulantes e três passageiros, todos funcionários do ministério.

O chefe da agência de resgate de Sulawesi do Sul, Muhammad Arif Anwar, disse à televisão local que, após a localização dos destroços, os socorristas mobilizariam 1.200 profissionais para buscar os passageiros e tripulantes desaparecidos. “Nossa prioridade é procurar as vítimas, e esperamos que haja algumas que possamos evacuar com vida”, afirmou.

A aeronave seguia para Makassar, capital de Sulawesi do Sul, após decolar da província de Yogyakarta, quando o contato foi perdido. Equipes de resgate encontraram destroços em diferentes pontos ao redor do Monte Bulusaraung, na região de Maros. Andi Sultan, um funcionário da agência de resgate, relatou que, “Nossas equipes de helicóptero avistaram destroços da janela do avião às 7h46”, e que “por volta das 7h49, descobrimos grandes partes da aeronave, suspeitas de serem a fuselagem”. A cauda do avião também foi localizada na encosta da montanha.

As buscas estão sendo dificultadas pela neblina intensa e pelo terreno montanhoso. Imagens divulgadas pela agência de resgate mostram uma janela do avião espalhada pela montanha, com forte neblina e ventos intensos ao redor. O Comitê Nacional de Segurança no Transporte da Indonésia conduzirá a investigação sobre o acidente, cuja causa ainda é desconhecida. Especialistas apontam que a maioria dos acidentes é provocada por uma combinação de fatores.

O ATR 42-500, fabricado pela ATR, é uma aeronave regional turboélice com capacidade para transportar entre 42 e 50 passageiros. O site Flightradar24 informou que o avião voava sobre o oceano em baixa altitude, o que limitou a cobertura do rastreamento, e que o último sinal foi recebido às 04h20 GMT, cerca de 20 km a nordeste do aeroporto de Makassar.

Com informações do G1

Página inicial / Mundo / Indonésia localiza destroços de avião com 11 pessoas a bordo