![]()
Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde no Cemetron teve início na terça-feira (18)
Com o objetivo de atualizar as práticas de biossegurança para garantir o descarte correto dos resíduos hospitalares, minimizando impactos ao meio ambiente e promover a segurança dos profissionais de saúde e pacientes, iniciou na terça-feira (18), a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) atualizado. no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), a ação envolveu servidores da unidade e tem como objetivo garantir o descarte correto dos resíduos hospitalares, minimizando impactos ao meio ambiente e promovendo a segurança dos profissionais de saúde e pacientes.
A iniciativa visa atualizar os servidores sobre as práticas da correta separação e destinação dos resíduos hospitalares. Durante a capacitação, foram abordados temas como classificação dos resíduos, medidas de prevenção de riscos ocupacionais e legislação ambiental.
A ação ocorre entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na modalidade in loco, com atividades voltadas para:
Educação permanente;
Separação de resíduos sólidos; e
Demonstração prática.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a implementação do programa contribui para um ambiente mais seguro e sustentável. “A integração entre desenvolvimento e meio ambiente gera bem-estar para toda a população, pois o uso correto dos recursos e o respeito ao ecossistema contribuem para a qualidade de vida de todos”, ressaltou.
BIOSSEGURANÇA
Segundo a diretora do Cemetron, Mariana Ayres, a implantação do Plano é fundamental para aprimorar as práticas de biossegurança. “A adoção do PGRSS fortalece a saúde pública e a sustentabilidade, garantindo que o descarte de resíduos seja feito de maneira segura e responsável”, afirmou.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, evidenciou a importância de ações voltadas à sustentabilidade no estado. “O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde estabelece diretrizes para o manejo, separação, armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos hospitalares, assegurando que cada etapa seja realizada em conformidade com a legislação vigente.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde atualiza práticas de biossegurança no descarte correto dos resíduos hospitalares apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.