IBGE inicia Censo Demográfico em Ariquemes. Saiba mais…

peixe-post-madeirao

IBGE inicia Censo Demográfico em Ariquemes. Saiba mais…

peixe-post-madeirao
ariq censo1

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira, 01, a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, em Ariquemes. No município, cerca de 40 mil domicílios deverão ser visitados.

Com as informações do Censo Demográfico, será possível retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. Há dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos (como características do domicílio, quantidade de moradores, cor ou raça e trabalho e rendimento), e o ampliado, com 77 perguntas, que incluem as questões do questionário básico e tópicos como nupcialidade, deficiência e migração.

Aleatória

A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

A coleta de dados será realizada de 01 de agosto a 31 de outubro, com a previsão de divulgação dos primeiros dados no mês de dezembro.

Como identificar o recenseador?

Os recenseadores poderão ser identificados pelo seu uniforme, composto de colete e boné, com logotipo do Censo. Também poderá indentificá-los pelo Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site www.respondendo.ibge.gov.br ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou fins de semana.

Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.