O governo autorizou a contratação de mais de 39 mil temporários para o IBGE. Veja os cargos, salários e o que você precisa saber sobre o processo seletivo
O governo federal autorizou a contratação de mais de 39 mil profissionais temporários para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A autorização, já publicada no Diário Oficial, visa atender às necessidades de dois importantes censos: o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, e o Censo da População em Situação de Rua.
A maior parte das vagas, 27.330, será destinada ao cargo de recenseador, responsável pela coleta de dados diretamente com a população. As demais oportunidades serão para funções operacionais e de apoio. Embora o número de vagas por função já esteja definido, os detalhes sobre as atribuições de cada cargo serão divulgados no edital.
Ainda não há informações precisas sobre os salários. Os valores serão estabelecidos pelo próprio IBGE, com recursos provenientes do orçamento do instituto, classificados como “Outras Despesas Correntes”. A autorização está condicionada à comprovação de adequação orçamentária e financeira, em conformidade com a legislação anual.
O edital de abertura das inscrições tem prazo de publicação de até seis meses a partir de 17 de dezembro, ou seja, até maio. Portanto, as datas para inscrição, aplicação de provas e divulgação de resultados ainda não foram definidas. O processo seletivo será simplificado.
O concurso se justifica pela dimensão dos censos, que exigem uma grande estrutura operacional e equipes espalhadas por todo o país. “Esse tipo de trabalho é intenso, mas temporário. Ele ocorre em períodos específicos e, por isso, o instituto costuma reforçar o quadro com contratações por tempo determinado sempre que precisa executar levantamentos dessa magnitude”, explica o texto original.
O IBGE já realizou outros processos seletivos temporários recentemente. Em 2023, foram contratados 8.141 funcionários temporários para pesquisas, e no mesmo ano, 895 vagas foram oferecidas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Atualmente, há um processo seletivo em andamento com 9.580 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade.
Com informações do G1










