Rondônia Rural Show impulsiona economia local: hotéis em Ji-Paraná e cidades vizinhas já estão lotados para o evento de maio!
A 13ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, agendada para 25 a 30 de maio, já demonstra seu impacto na economia da região. A rede hoteleira de Ji-Paraná e municípios próximos atingiu a lotação máxima para o período da feira, considerada o maior evento do agronegócio da Amazônia.
Com o tema “Exportação e Desenvolvimento”, a Rondônia Rural Show atrai um grande número de visitantes e impulsiona a economia local antes mesmo de sua abertura oficial. Em Ji-Paraná, os hotéis confirmam que todas as reservas já foram esgotadas.
Rodrigo Domingos, gerente de um hotel na cidade, explica a dinâmica da procura: “A gente geralmente abre as vagas na segunda semana de janeiro e já vende tudo. Ainda recebemos ligações, mas não temos mais disponibilidade. São 38 apartamentos, entre triplos, duplos e individuais, e todos já estão reservados para a data”, conta.
A alta demanda se estende a Ouro Preto do Oeste, localizada a cerca de 40 km de Ji-Paraná. A administração de um dos hotéis locais informa que 75% das reservas para o período da feira são de hóspedes que se deslocam diariamente para participar da programação. Leandro Garcia, gerente de um hotel em Ouro Preto, afirma que a distância não é um problema para os visitantes: “Eu achava que eles poderiam reclamar por ser a cerca de 40 e poucos quilômetros de Ji-Paraná, mas não reclamam por causa da dificuldade de conseguir vaga na data. Durante a semana, é muito difícil encontrar vaga, então acabam vindo para Ouro Preto e são bem acolhidos aqui”, explica.
No ano passado, mais da metade dos hóspedes da região estavam na cidade exclusivamente para acompanhar a feira. A expectativa para 2024 é manter o alto fluxo de visitantes, impulsionado pelo caráter internacional do evento. Os hotéis também se preparam para receber estrangeiros, com funcionários aprimorando seus conhecimentos em inglês e espanhol para facilitar a comunicação.
Em 2023, a Rondônia Rural Show Internacional movimentou mais de R$ 5 bilhões em negócios, recebeu cerca de 430 mil visitantes e reuniu mais de 650 expositores, consolidando-se como uma vitrine do agronegócio na Região Norte.
Com informações do G1










