Uma horta comunitária criada pelo cantor Zeca Pagodinho em sua propriedade em Duque de Caxias (RJ) já distribuiu mais de uma tonelada de alimentos para moradores e cozinhas solidárias da região. O projeto, que começou em julho deste ano, utiliza técnicas de cultivo agroecológico em uma área de 8 mil metros quadrados, antes utilizada para pastagem.
A iniciativa
A ideia da horta partiu de Luiz Carlos da Silva, filho do cantor. O Instituto Zeca Pagodinho, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o projeto Cidade Sem Fome, não apenas fornece os alimentos, mas também oferece cursos de capacitação em agricultura para a comunidade local. Atualmente, 30 alunos participam desses cursos, aprendendo a transformar seus próprios espaços em hortas produtivas.
“A vida tem que ser assim, ninguém pode viver sozinho. Tem que ser tudo dividido. É a vida, dividir o que eu ganhei”, declarou Zeca Pagodinho sobre a iniciativa.
A horta comunitária representa um exemplo de como a agricultura urbana e a solidariedade podem contribuir para a segurança alimentar e o desenvolvimento social.











