O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, é uma data para reconhecer o trabalho de quem dedica sua vida a garantir o funcionamento dos serviços essenciais para a população. Essa data homenageia todos os trabalhadores que atuam no Poder público, seja em nível municipal, estadual ou federal.
A data remete a 28 de outubro de 1939, quando o então presidente Getúlio Vargas publicou o Decreto-Lei nº 1.713, que estabeleceu os direitos e deveres dos servidores públicos.
Em homenagem a essa representatividade, o Portal Amazônia destaca alguns exemplos de servidores públicos da região amazônica que tiveram seus nomes atribuídos a prédios, praças e outros espaços públicos, como forma de reconhecimento pelo seu legado.
Biblioteca Doutor Alberto Zaire (Acre)
A Biblioteca do Museu do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) leva o nome de Dr. Alberto Zaire, um dos grandes nomes do serviço público e do cenário jurídico acreano. O local abriga um importante acervo que conta a história do estado e do Poder Judiciário.
Zaire foi ex-deputado estadual, um dos primeiros professores do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) e o primeiro diretor-geral do TJAC.
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (Amazonas)
Desde 2021, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) homenageia a epidemiologista Rosemary Costa Pinto, conhecida carinhosamente como Drª Rose. Ela foi a primeira mulher a comandar a FVS e diretora-técnica da instituição de 2013 até seu falecimento, vítima de complicações da Covid-19.
Drª Rose se destacou por seu empenho e experiência no controle de surtos, epidemias e outras situações de saúde pública ao longo de 25 anos de atuação em prol do Amazonas.
Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco (Amapá)
O Complexo administrativo do Ministério Público do Amapá leva o nome do promotor de Justiça Haroldo Franco, que dedicou 16 anos de sua vida à sociedade amapaense, atuando em diversos casos de grande repercussão local e nacional. Ele faleceu em maio de 2011, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Praça Professor Carlos Magno de Medeiros (Mato Grosso)
A Praça em Jaciara homenageia o professor Carlos Magno de Medeiros, um profissional querido na cidade. Ele lecionou em diversas escolas municipais e faleceu em abril de 2021, vítima de Covid-19.
Auditório Delegada Ione Coelho (Pará)
O Auditório da Delegacia-Geral em Belém homenageia a delegada Ione Coelho, conhecida por sua atuação firme no combate ao crime, na aplicação da Lei Penal e na defesa dos direitos das vítimas da violência urbana.
Ela se destacou em quase 30 anos de serviço público na Polícia Civil do Pará, até perder a luta contra o câncer em 2018.
Galeria A Primeira Mulher (Rondônia)
Localizada no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, a galeria presta homenagem a 21 mulheres pioneiras do estado, que contribuíram para a construção da história e do desenvolvimento da sociedade rondoniense.
Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves (Roraima)
O complexo esportivo, localizado em Boa Vista, homenageia Rivaldo Fernando Neves, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, que faleceu em 2020, vítima de AVC. Engenheiro formado em 1972, ele participou da construção de diversos prédios públicos e privados na cidade e atuou como secretário de Obras.
Avenida Siqueira Campos (Tocantins)
A principal via urbana de Palmas leva o nome de José Wilson Siqueira Campos, fundador do Tocantins e idealizador da capital. Ele faleceu em julho de 2023, aos 94 anos, após ser o primeiro governador do estado.
Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira (Maranhão)
Localizado em Imperatriz, o ginásio homenageia o professor Jackson Pereira, que teve um papel fundamental no crescimento da educação na cidade maranhense e defendeu a valorização dos professores.











