Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Hilab realiza missão em terra indígina Yanomami em parceria com a Sesai

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
Com o objetivo de tornar a saúde acessível para todos os brasileiros, a Hilab , healthtech especialista em exames laboratoriais remotos, promoveu uma ação em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), replicando o modelo desenvolvido pelo Ministério da Defesa para o programa Telessaúde do Brasil, para a realização de exames laboratoriais nas terras indígenas Yanomami, na região de Auaris, em Roraima (RO).

A missão da Hilab, que teve duração de 7 dias, contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para levar cuidados com a saúde e prestar atendimento à população indígena por meio de exames laboratoriais de sangue, como perfil lipídico, hemoglobina glicada, glicemia e demais análises da Hilab. Todo o projeto contou com a realização de 150 exames.

Ao chegar nas aldeias, uma triagem era feita para entender o comportamento dos moradores em relação à saúde básica dos mesmos, que tipos de ações essas pessoas adotavam e se já tinham realizado algum exame. Após essa primeira etapa, os casos eram analisados e seguiam para um atendimento médico mais específico, receitando o uso de medicamentos e realizando os exames necessários.

Os exames da Hilab necessitam de conectividade com a internet para que o profissional de saúde responsável emita o laudo da amostra coletada, mas para essa ação toda a equipe se preparou para realizar os exames offline, garantindo resultados de qualidade. “Eles ficaram surpresos com a rapidez dos nossos exames, que ficavam prontos em poucos minutos. Alguns, inclusive, nos contaram que passam meses esperando o retorno de algum atendimento de saúde. Então, foi uma verdadeira missão de honra levar um pouco de saúde a esse povo tão cheio de cultura e amor ao próximo”, explica Lucas Barros, do time de quality assurance da Hilab.

A startup também esteve presente nas comunidades indígenas que ficam mais afastadas, onde são necessárias mais de 5 horas de caminhada para chegar até o polo base de saúde da região. Mesmo com as condições adversas do trabalho, foi possível levar saúde para quem mais precisa. “Foi um turbilhão de sentimentos. Estive emocionada em muitos momentos e revoltada em ver o quanto aquele povo é esquecido pelas autoridades. Me senti acolhida com cada demonstração de carinho dos indígenas, fosse com um sorriso tímido ou um aceno, estive feliz praticamente o tempo todo, pois estava realizando um sonho meu desde que escolhi me tornar biomédica” comenta Mônica Ribas Cardoso, biomédica do setor de laudos da Hilab.

Com a ajuda de diversos profissionais de saúde, foi possível levar o melhor tratamento para todos com um alto grau de qualidade. “Prezar pela saúde, levar exames para quem precisa e receber o carinho de diversas pessoas pelo trabalho que foi realizado, foi bastante impactante. Foi uma das minhas melhores experiências de vida”, afirma Isabella Miyasaki, especialista de treinamento interno, na Hilab.

“Temos muito orgulho de ter participado de mais uma missão que teve como objetivo levar os exames da Hilab para a população Yanomami. Temos o propósito de democratizar o acesso à saúde por meio da tecnologia e mesmo em locais remotos conseguimos realizar diversas análises de resultado, mesmo sem qualquer tipo de conexão, e levar saúde de qualidade para diversas comunidades indígenas em Auaris”, explica Marcus Figueredo, CEO da Hilab.

“Nós já tínhamos concretizado uma ação com a Hilab ao combate da Covid-19 e de atenção à saúde na Terra Indígena Kayapó no Estado do Pará. Por meio do sistema de exames para atuar em lugares remotos constituímos uma nova missão com a startup para uma ação integrada de saúde na Terra Indígena Yanomami no Estado de Roraima para realizar uma série de exames de análises clínicas sem acesso à internet no meio da floresta amazônica ajudando a equipe médica no diagnóstico”, explica Carlos Colares, Assessor Técnico da Secretaria Especial de Saúde Indígena e Coordenador da Ação Integrada de Saúde na Terra Indígena Yanomami, Auaris – RR.

Sobre a Hilab:

Fundada pelos empreendedores Marcus Figueredo e Sérgio Rogal, respectivamente CEO e CTO, a Hilab começou com poucos recursos, mas não fez da falta de verbas uma barreira para seguir seu propósito de reinventar a tecnologia médica, criando produtos e soluções que ajudem a democratizar o acesso à saúde. Seu carro-chefe é um inovador laboratório de “bolso” conectado à internet, serviço de exames laboratoriais que usa inteligência artificial para acelerar o diagnóstico médico. Este serviço foi vencedor do prêmio Inova e Saúde em 2018 pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos). A empresa também preza pela qualidade dos equipamentos, com certificações da ISO 9001:2015 e 13485:2016. Além de ter a Controllab como fornecedora de ensaios de proficiência e controles internos. Entre seus investidores, estão a Positivo Informática, a Qualcomm Ventures, a Monashees, Península Participações e a Endeavor Catalyst.
Página inicial / Brasil / Hilab realiza missão em terra indígina Yanomami em parceria com a Sesai