O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou otimismo nesta terça-feira (7) em relação à superação da sobretaxa de 50% imposta pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros. A declaração foi dada em referência à recente medida protecionista anunciada por Trump.
Entendendo a medida
Haddad acredita que a aproximação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Trump, embora iniciada de forma considerada “equivocada” pelo ministro, poderá levar a um distensionamento das relações comerciais e à resolução do impasse. O ministro não detalhou quais seriam as estratégias para a negociação, mas enfatizou a importância do diálogo para evitar uma escalada de tensões.
A sobretaxa imposta por Trump afeta diversos setores da economia brasileira, gerando preocupação entre empresários e especialistas. A medida representa uma ameaça ao comércio bilateral e pode ter impactos negativos no crescimento econômico do Brasil.
O governo brasileiro tem buscado contato com autoridades americanas para buscar uma solução para o problema. A expectativa é de que as negociações sejam retomadas em breve, com o objetivo de encontrar um acordo que seja benéfico para ambos os países.
Para mais informações sobre as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, consulte o site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Em caso de dúvidas ou para denunciar práticas comerciais desleais, entre em contato com a Câmara de Comércio Exterior (Camex).