Um habitáculo planejado e construído por acadêmicos do 1º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc está exposto no pátio da instituição, assim como diversos objetos de decoração e móveis também produzidos dentro do Projeto Integrador.
A proposta da Unesc, com a implantação das Metodologias Ativas em todos os cursos, é fazer com que os alunos se tornem os personagens principais e os maiores responsáveis pelo processo de aprendizado. Ou seja, colocando a “mão na massa” os alunos aplicam na prática a teoria aprendida em sala de aula.
“O Projeto Integrador faz parte da nova matriz do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. Desde o primeiro período do curso, as metodologias ativas fazem os alunos botarem a “mão na massa” e aprenderem muito além da teoria. Nesta atividade, em específico, os estudantes tiveram que construir uma unidade mínima destinada à atividade humana, que é o habitáculo”, enfatiza a professora Andressa Zampoli, responsável pelo desenvolvimento da atividade, que contou também com a orientação dos professores Jamille Barbosa, Rodrigo Selhorst, Tainah Musa e Camila Borghezan.
Ao longo do semestre, a turma foi dividida em quatro grupos que apresentaram diferentes propostas. Após a avaliação de um júri técnico e popular, um dos protótipos foi eleito para ser executado e exposto na Unesc. O projeto, que recebeu o nome de Merakvates, contou com a participação de todos os acadêmicos em sua execução e agora está destinado ao lazer e convívio de todos que freqüentam a Unesc.