A Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista tem reforçado a segurança nas áreas comerciais da cidade com a Ronda Comercial, um patrulhamento preventivo que visa aumentar a sensação de segurança, coibir furtos e vandalismo, e fortalecer a relação com a comunidade local.
Desde outubro de 2024, a equipe, baseada no Parque Germano Augusto Sampaio, na zona oeste, conta com 22 guardas e três viaturas em escalas. O objetivo, segundo o inspetor José Carlos, é garantir o bem-estar da população e a segurança dos comerciantes e consumidores.
“A Ronda Comercial atua diariamente das 7h às 18h nos principais centros comerciais de Boa Vista. Patrulhamos a pé e em viaturas, trazendo mais segurança para o comércio e para quem frequenta a região. Temos presença constante na zona oeste e central da cidade”, explicou o inspetor.
Comércio mais seguro
A iniciativa tem sido bem recebida pelos comerciantes. Ícaro Rian, vendedor em uma área comercial de Boa Vista há cinco anos, destaca a importância da presença da GCM. “Os guardas passam por aqui com frequência, conversam com as pessoas e fazem a ronda. Me sinto mais seguro, porque antes havia mais roubos. Agora, com a presença deles, as coisas estão mais tranquilas. É um serviço essencial para nós, trabalhadores, e para a população”, afirmou.
Com a proximidade do fim de ano e o aumento do movimento nas áreas comerciais, a Ronda Comercial intensificará o patrulhamento para prevenir furtos, roubos e outros crimes. A GCM lembra que a população pode acionar a Central de Comunicação e Monitoramento pelo telefone (95) 98414-4413.
Fiscalização de estacionamentos irregulares
Além da segurança, a Ronda Comercial também tem intensificado a fiscalização da cobrança irregular de estacionamento em áreas públicas, praticada por “flanelinhas”. Os agentes têm recolhido objetos usados para reservar vagas, como baldes, papelões e até mesmo armas brancas. A fiscalização também é realizada em eventos de grande porte na cidade, removendo cones, fitas e caixas utilizadas para a reserva ilegal de vagas. Os envolvidos são orientados a buscar alternativas de trabalho legal.










