Ji-Paraná receberá o espetáculo ‘O Dia da Caça’, no próximo domingo (24). O grupo Las Cabaças, de São Paulo, fará a primeira apresentação na Praça do Teatro Dominguinhos, a partir das 18 horas.
O projeto foi selecionado no Edital Petrobrás Distribuidora de Cultura 2017/2018 e retrata uma típica caçada, usando elementos da palhaçaria clássica para contextualizar o ambiente ribeirinho.
A presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa, confirmou que o espetáculo é gratuito e liberado para todas as idades.
O estudo que originou a peça foi realizado graças ao prêmio Funarte Artes nas Ruas que proporcionou em 2013, a residência artística de Esio Magalhães na região do Baixo Amazonas para pesquisa prática. O espetáculo, portanto, é fruto da parceria entre Las Cabaças e os também palhaços Esio Magalhães e Lily Curcio. O público vai identificar o vocabulário da região e objetos cênicos como a boroca, a canoa, o arco e a flecha e o terçado, típicos da região.
Aceitação
A peça que foi colocada à prova em 2016 às margens do Rio Iriri, no Pará, teve grande aceitação no Sesc Pompéia em São Paulo, fazendo parte da mostra dos 10 anos de Las Cabaças. A dupla percorreu o interior de São Paulo em 2017, nas unidades da rede Sesc.
As viagens continuaram em 2018 na região amazônica. Além do Amazonas o espetáculo já foi apresentado no Acre e em Roraima, e agora chega à Rondônia. A circulação acontece graças ao programa Petrobrás Distribuidora de Cultura, atraves da Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet).
O espetáculo tem duração de 55 minutos, e como medida de acessibilidade tem a tradução em libras. A dupla de artistas fez parte do Doutores da Alegria e chega domingo a partir das 18hs, na Praça do Teatro Dominguinhos.
“A peça conta a história das palhaças Bifi (Juliana Balsalobre) e Quinan (Marina Quinan) que já estavam famintas há três dias e passam uma noite na floresta seguindo rastros de bichos e procurando comida, mas, durante a caçada, se atrapalham e passam por situações embaraçosas.











