
Ideia é incentivar geração de renda de participantes do projeto. Ateliê promovido pela Associação Cultural Estrela Santanense ensina sobre corte, costura e anáguas. Palestrantes nas oficinas de confecção de adereços juninos no Amapá
Aces/Divulgação
Em meio à crise econômica na pandemia, um projeto da Associação Cultural Estrela Santanense (Aces) une festa junina e geração de renda por meio da capacitação de homens e mulheres do Amapá para confecção de adereços típicos da época de São João.
Batizada de Ateliê da Aces, a proposta é dividida em três modalidades: corte e costura, anáguas e adereços. Cada turma conta com oito participantes, que são incentivados a produzir e vender os próprios produtos.
“Capacitar eles para que eles possam produzir o próprio material, mas além de tudo que eles possam oferecer esse conhecimento adquirido a outras entidades como forma de conseguir uma renda”, disse o diretor-executivo, Henrique Domingues.
As aulas acontecem presencialmente na sede da Aces no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, seguindo as medidas de prevenção contra o novo coronavírus.
Um dos professores das oficinas, Jhonatan Quaresma espera que os alunos possam participar da próxima quadra junina confeccionando indumentárias.
“Nós estamos capacitando eles para que numa próxima quadra junina nós possamos fazer diferente e que eles possam confeccionar as indumentárias que vão ser usadas”, afirmou.
As inscrições para o 1º período da capacitação já foram encerradas. O grupo cultural espera abertura de novas turmas do projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc, nos meses de setembro e outubro.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP











