Base do governo Lula liberou a aprovação do PL da Dosimetria no Senado para que o presidente possa vetá-lo em 2026, ano eleitoral
A base do governo Lula no Senado decidiu não obstruir a aprovação do PL da Dosimetria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Embora parlamentares do PT e de partidos aliados tenham votado contra a proposta, eles permitiram a aprovação do texto na tarde desta quarta-feira (17), encaminhando o projeto para o plenário do Senado.
A estratégia governista tem dois principais objetivos, conforme apurado pelo blog: o avanço da pauta econômica do governo, já aprovada pela Câmara, e garantir que o presidente Lula tenha o protagonismo de vetar a proposta no início de 2026, em um ano eleitoral.
A perspectiva de um embate entre Lula e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas próximas eleições acendeu a ideia de reavivar o debate sobre economia. A avaliação é que o veto presidencial, aliado a um discurso em defesa da democracia, pode fortalecer a posição de Lula na disputa contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.
Nos bastidores, governistas acreditam que o presidente pode se beneficiar da reedição da polarização Lula-Bolsonaro, que marcou a eleição de 2022, na qual o petista foi vitorioso. A estratégia central no Planalto é acirrar o embate de Lula com o Congresso em pautas polêmicas, buscando gerar reação popular.
O PL da dosimetria se encaixa nesse pacote, especialmente após as manifestações realizadas nas 27 capitais do país no último domingo (14). Uma das linhas de ação para ajudar Lula a reverter parte da resistência de eleitores é apresentá-lo como um candidato que não faz acordos políticos com parlamentares, principalmente com os congressistas do Centrão.
Vetos presidenciais, mesmo que derrubados, auxiliam a distanciar a imagem de Lula da dos políticos no Congresso. A ideia é que Lula se posicione como um defensor dos interesses da população, em contraposição aos acordos e negociações políticas.
Com informações do G1









