Informação é com a gente!

23 de outubro de 2025

Informação é com a gente!

23 de outubro de 2025

Governo estende programa Investe Mais Aeroportos a estados e municípios

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação

O Ministério dos Portos e Aeroportos (Mpor) está preparando uma minuta para estender o programa Investe Mais Aeroportos a terminais administrados por estados e municípios, seja diretamente ou por meio de concessões. Atualmente, o programa beneficia apenas aeroportos da União.

A publicação do novo texto está prevista para dezembro. Lançado no mês passado, o Investe Mais Aeroportos visa estimular a geração de receitas e transformar os aeroportos concedidos à iniciativa privada em plataformas multifuncionais, com espaços para diversos empreendimentos comerciais.

Atividades permitidas

Entre as atividades que poderão ser instaladas nos aeroportos expandidos estão:

  • Shoppings centers
  • Hotéis
  • Hospitais
  • Galpões logísticos
  • Escolas
  • Centros de convenções
  • Casas de espetáculo
  • Unidades de energia

Em entrevista, Clarissa Costa de Barros, diretora de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias do Mpor, explicou que os aeroportos concedidos ou administrados por estados e municípios enfrentam restrições de prazo para firmar contratos de longo prazo. “Ou da própria concessão, porque muitas vezes os estados e municípios concedem, ou do prazo do convênio, porque o que a União faz quando outorga um aeroporto é firmar um convênio de delegação que também tem prazo”, contextualiza. “Então o aeroporto não é do município ou do estado por um prazo indeterminado. Muitas vezes a gente esbarra nessa situação, e poderíamos estar fazendo desses aeroportos empreendimentos comerciais maiores, com potencial de alcançar coisas muito diversas”, acrescenta.

A ampliação do programa permitirá que operadores aeroportuários repliquem experiências bem-sucedidas de aeroportos federais em terminais estaduais e municipais. “Como o setor de infraestrutura é bastante dinâmico e competitivo, esses operadores podem aplicar experiências já testadas com sucesso em outros aeroportos”, afirmou Clarissa.