Informação é com a gente!

16 de março de 2026

Informação é com a gente!

16 de março de 2026

Governo de RO realiza levantamento socioeconômico e ambiental na Reserva Extrativista Jaci Paraná, em Buritis

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

O produtor Durcelino Ferreira, esta na propriedade desde 2002, ele produz gado de corte e garante renda média de 5 mil por mês

O trabalho que vem sendo realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), na Reserva Extrativista Jaci Paraná, localizada no município de Buritis, atende solicitação da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE) que encaminhou o Ofício nº 9775/2025 para a Sepat e para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sedam) solicitando a realização de um estudo socioeconômico e ambiental em áreas especialmente protegidas, como a Reserva Extrativista Jaci Paraná, para subsidiar órgãos de controle externo em decisões judiciais.

O trabalho é realizado individualmente em cada propriedade pelas equipes técnicas especializadas da Sepat para fazer o levantamento socioeconômico e ambiental da área

O documento destaca a existência de famílias em situação de vulnerabilidade, incluindo idosos, crianças, pessoas com deficiência, grávidas e aponta a precariedade das condições de moradia e infraestrutura. O pedido se fundamenta em decisões do Supremo Tribunal Federal (Adpf 828/DF), que orienta a adoção de medidas humanitárias e o respeito aos direitos fundamentais nas ações de desocupação, como: a mediação de conflitos fundiários, a garantia de moradia digna e a preservação da unidade familiar. O trabalho teve início no dia 6 de julho e seguirá até o dia 21 do corrente mês, nesta primeira etapa.

O secretário da Sepat, David Inácio, reforçou a importância técnica, social e ambiental da ação desenvolvida na Reserva Extrativista Jaci Paraná. “Esse levantamento é fundamental para que possamos compreender a dinâmica de ocupação, o perfil socioeconômico das famílias e as características ambientais da área. A partir dessas informações, construiremos um diagnóstico preciso que servirá de base para futuras ações e desenvolvimento sustentável da região”, pontuou.

Entre os produtores atendidos pela equipe da Sepat está o produtor Durcelino Ferreira dos Santos, morador da reserva desde 2002. Ele relembra o início difícil da jornada na região. “Quando cheguei aqui não tinha estrada, era tudo muito sofrido. Eu andava o dia todo para chegar ao meu lote. A casa era um barraco coberto com lona. Mas a gente nunca desistiu”, relatou.

Hoje, com muito esforço e apoio da família, Durcelino produz gado para comercialização e possui uma renda mensal entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. Além disso, também cultiva frutas, mandioca, cria galinhas e peixe para subsistência. “Agora, com esse trabalho do governo do estado, a gente tem esperança de ver o reconhecimento da nossa luta. É uma alegria saber que estão olhando pela gente”, completou o produtor.

A ação da Sepat reforça o compromisso do governo de Rondônia com o produtor rural, respeito ao meio ambiente e o fortalecimento das comunidades que vivem da agricultura familiar.

O post Governo de RO realiza levantamento socioeconômico e ambiental na Reserva Extrativista Jaci Paraná, em Buritis apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Página inicial / Rondônia / Governo de RO realiza levantamento socioeconômico e ambiental na Reserva Extrativista Jaci Paraná, em Buritis