Informação é com a gente!

01 de abril de 2026

Informação é com a gente!

01 de abril de 2026

Governo de RO promove palestras de educação ambiental para crianças em Machadinho d’Oeste

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

01/04/2026
Publicação legal: Termo de homologação n° 01 – IPAM-SCL
19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação

O governo de Rondônia promoveu na segunda-feira (30), uma série de palestras na escola C.M.E.I Elias Estevam Pereira Filho, em Machadinho d’Oeste. A palestra foi promovida para crianças de 3 a 6 anos, com foco na conscientização ambiental e na importância do descarte correto de resíduos, em alusão ao Dia Mundial do Lixo Zero.

A ação com o tema “Sujão e Reciclinho” foi realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga) do município, em dois turnos, e dividida em quatro momentos, envolvendo turmas da creche e dos níveis Pré I e Pré II. Com uma abordagem lúdica e adaptada à faixa etária, a iniciativa buscou estimular, desde cedo, o entendimento das crianças sobre o impacto do lixo no meio ambiente, destacando práticas como a redução, o reuso e a reciclagem.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação ambiental para crianças é essencial para a construção de um futuro mais sustentável. “Quando ensinamos desde cedo sobre o cuidado com o meio ambiente, estamos formando cidadãos mais responsáveis, conscientes e comprometidos com a preservação dos nossos recursos naturais”, evidenciou.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

A atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Lixo Zero

Ao todo, cerca de 300 alunos participaram das atividades que utilizaram elementos educativos e interativos para facilitar a compreensão do tema. A iniciativa evidencia a importância de investir na educação ambiental desde a infância, preparando os jovens para a construção de um ambiente mais limpo e sustentável.

A gerente do Erga de Machadinho d’Oeste, Michele da Silva, enfatizou a importância de trabalhar a educação ambiental de forma acessível e desde os primeiros anos de vida. “Quando utilizamos uma linguagem lúdica e próxima da realidade das crianças, conseguimos despertar o interesse e facilitar o entendimento sobre temas tão importantes, como o cuidado com o lixo e a preservação do meio ambiente. Essas ações são fundamentais para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com práticas sustentáveis no dia a dia.”

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou que ações como essa contribuem para a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável. “Entendemos que a educação ambiental é uma das ferramentas mais eficazes para promover mudanças reais e, trabalhar esse tema com as crianças é estratégico, pois elas se tornam multiplicadoras do conhecimento dentro de suas famílias e comunidades.”

Com informações do Governo de Rondônia.

Página inicial / Rondônia / Governo de RO promove palestras de educação ambiental para crianças em Machadinho d’Oeste