Informação é com a gente!

27 de novembro de 2025

Informação é com a gente!

27 de novembro de 2025

Governo de RO fortalece turismo com mapas ilustrados de cidades e setores econômicos

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação

Dividido em etapas, o projeto de mapas ilustrados já se encontra na 4ª fase

Como parte das ações de fomento ao turismo, o governo de Rondônia está desenvolvendo um projeto inédito de criação de mapas turísticos ilustrados. A iniciativa consiste na produção de 22 mapas de municípios com potencial turístico, e cinco mapas temáticos destacando os principais setores econômicos do estado. O objetivo é promover a identidade regional e ampliar a visibilidade de Rondônia para o público local e nacional.

O projeto está sendo realizado por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), com recurso de R$ 350 mil, proveniente de emenda parlamentar, destinado exclusivamente à contratação do artista responsável pela criação das artes. A entrega dos mapas está dividida em etapas, sendo que a execução já se encontra na quarta fase. Os mapas devem conter elementos históricos e culturais característicos de cada município, valorizando sua diversidade, belezas naturais e atrativos turísticos. A proposta é que as ilustrações tenham apelo visual e informativo, fortalecendo a imagem de Rondônia como um destino turístico estratégico na Região Norte.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou acerca da importância da ação. “Isso reforça o valor da nossa cultura. Rondônia tem turismo e estamos trabalhando para que esse setor se desenvolva cada vez mais.”

Segundo a Setur, a expectativa é que os mapas contribuam diretamente para a promoção turística e o aumento da visibilidade de Rondônia, tanto para os próprios rondonienses quanto para visitantes de outras regiões do país. A entrega dos mapas será realizada de forma digital, garantindo maior alcance e acessibilidade ao conteúdo. Está também previsto um evento oficial para lançamento e divulgação dos materiais, com data a ser anunciada pela Superintendência.

Para o superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, a iniciativa representa um avanço significativo na forma de apresentar Rondônia. “Essa ação fortalece a cultura rondoniense e traz mais praticidade para quem deseja conhecer melhor o estado. E para quem ainda não conhece, vai se encantar.”

OUTRAS AÇÕES

Além dessa iniciativa, o governo de Rondônia tem ações voltadas ao fortalecimento do setor, como o Plano de Visitação em Terras Indígenas, que busca inserir comunidades tradicionais na rota turística de forma sustentável, e o Encontro de Gestores Municipais de Turismo, que promove a integração e capacitação dos municípios.

 

O post Governo de RO fortalece turismo com mapas ilustrados de cidades e setores econômicos apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.