//

Governo de RO destaca projeto militares mirins na formação de jovens cidadãos

peixe-post-madeirao-48x48

Governo de RO destaca projeto militares mirins na formação de jovens cidadãos

peixe-post-madeirao

O Encontro de Militares Mirins acontece no município de Presidente Médici

Cerca de 900 jovens lotaram o Ginásio Poliesportivo Raimundo Eleoneldes dos Santos, em Presidente Médici, nesta sexta-feira (14), durante a abertura do 6° Encontro de Militares Mirins. Com a participação de 18 caravanas de vários municípios do estado, o evento segue até domingo (16), no município. A abertura do evento foi prestigiada por autoridades locais, militares e familiares dos participantes.

O evento, idealizado pelo governo de Rondônia, com ações da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), tem como objetivo fomentar a interação entre os jovens, proporcionando momentos de competição saudável e integração, além de trabalho em equipe, disciplina e respeito mútuo. Ao longo do encontro, diversas atividades esportivas serão disputadas, incluindo corrida rústica, futsal misto, entre outros.

FORMANDO JOVENS CIDADÃOS

Governo reforça as ações voltadas para um futuro cada vez melhor aos jovens

Entusiasmado com a alegria de cada participante, o governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância do projeto para formação de criança e adolescentes, na questão de valores. “É bonito ver a realização de um sonho para as crianças e ver todos unidos e atuando dentro da Polícia Militar Mirim e do Bombeiro Militar Mirim, e o governo do estado tem a honra de poder investir, pois, temos a certeza de que esses jovens estão caminhando para um caminho decente e de honra. Destaco o comprometimento, tanto da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros Militar que têm atuado de maneira exemplar no ensinamento de valores que perdurarão por toda vida”, ressaltando que os recursos são através da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e destacando a participação da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Militares mirins estão reunidos para atividades em Presidente Médici

Presente ao evento, a secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou que, desde 2022 esse trabalho foi reforçado na formação de jovens cidadãos. “Estamos aplicando recursos na execução e formação dessas crianças que estão aprendendo toda a instrução e as Corporações estão fortalecendo atividades voltadas dentro da construção de vida. Este ano, o governo do estado fez um investimento de R$ 5 milhões para ações da Polícia Militar Mirim e Bombeiro Militar Mirim. Para 2025, estamos trazendo junto o auxilio financeiro para esses jovens que estão dentro do projeto Mirim, no valor de R$ 14 milhões de investimentos. Importante destacar que, trabalhar na família é fundamental para o futuro de uma criança. Esses acompanhamentos são primordiais para essas crianças e adolescentes para uma sociedade cada vez mais digna e segura”, reforçou

O subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Souto, pontuou a interação entre os jovens que participam das ações. “É satisfatório e destacamos que o governo do estado tem investido na Polícia Militar Mirim e Bombeiro Militar Mirim e todas as atividades  que envolvem a Segurança Pública, trazendo valores e disciplinas para esses jovens que amanhã irão continuar construindo nosso estado. Os projetos transformam a vida desses jovens, garantindo um futuro melhor,” enfatizou,

APRENDENDO VALORES

Cerca de 900 militares mirins participam das atividades

A jovem Bruna Moreira Vez, de apenas 14 anos, moradora do município de Colorado do Oeste, salientou a importãncia de ser uma Policial Mirim. “Aqui, recbemos ensinamentos que deveremos levar para a vida toda, na questão de educação e disciplina. Participamos de atividades que fortalecem a responsabilidade, educação e caráter. Eu participo há 3 anos e não tenho dúvidas que foi uma das melhores coisas que passei a desenvolver e agradeço pelas amizades e educação”, afirmou.

Alegre também estava o Policial Militar Mirim, Carlos Eduardo, de apenas 13 anos, de Guajará-Mirim. “Estou contente por participar desse projeto com aprendizado no 6º Batalhão de Polícia Militar. É um projeto para o futuro e que ajuda a todos a terem um caminho certo”, comemorou.

BUSCA DE UM FUTURO MELHOR

Atualmente, 1.371 militares mirins fazem parte das atividades, distribuídos pelos municípios de: Porto Velho, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Buritis, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Jaru, Machadinho d’Oeste, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Colorado do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Vilhena e Guajará-Mirim. Conforme o governo do estado, o envolvimento dos jovens rondonienses evidencia o alcance e a relevância do programa na formação da juventude e promoção dos valores cívicos e sociais, e que pretende aumentar para 1.500 o número de vagas para 2025.

O 6° Encontro de Militares acontece em Presidente Médici até domingo (16), e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e Prefeitura Municipal de Presidente Médici.

 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Governo de RO destaca projeto militares mirins na formação de jovens cidadãos apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.