Curso realizado em Porto Velho busca padronizar procedimentos, reforçar a segurança e profissionalizar o sistema prisional
Com o objetivo de reforçar a segurança institucional nas unidades prisionais e garantir a proteção de servidores, internos e visitantes, o governo de Rondônia promoveu, no dia 3 de junho, o Curso de Inspeção de Segurança. A formação foi realizada no auditório da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep) e, em uma segunda etapa, estendida às unidades prisionais Estadual Aruana e Milton Soares de Carvalho. Ao todo, 18 policiais penais participaram da capacitação.
Realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Esep, o curso foi ministrado pelo policial penal, Antônio Wanderley e pelo policial penal federal, José Vázquez. A capacitação teve foco na utilização de tecnologias como body scanner, pórticos detectores de metais, esteira de raio-x e detectores portáteis. O treinamento, com etapas teóricas e práticas, teve como objetivo padronizar os procedimentos de inspeção nas unidades prisionais, promovendo uma atuação mais técnica, segura e eficiente.
QUALIFICAÇÃO
A capacitação atende a uma série de diretrizes estratégicas do sistema prisional de Rondônia.
Entre os principais objetivos estão:
- Padronizar os procedimentos de inspeção nas unidades prisionais;
- Reduzir riscos operacionais, prevenindo o ingresso de objetos ilícitos;
- Assegurar a proteção de servidores, internos e visitantes;
- Promover a correta interpretação das imagens geradas pelos equipamentos de inspeção;
- Fortalecer a cultura de segurança e o profissionalismo no sistema prisional;
- Minimizar a ocorrência de ilícitos no ambiente prisional;
- Valorizar e qualificar os servidores penitenciários; e
- Integrar tecnologia e capacitação contínua nas rotinas operacionais.
A diretora da Esep, Vanessa Krause, ressaltou a importância da capacitação contínua. “A diversidade de cursos ofertados permite que cada participante aprofunde seus conhecimentos nas áreas ministradas, promovendo a excelência operacional e o respeito aos direitos humanos.”
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que as qualificações estão sendo aplicadas desde o início do ano e continuarão ao longo de 2025, com o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento contínuo aos servidores. “Investir na capacitação é fundamental para fortalecer a segurança pública e aprimorar a gestão do sistema prisional.”
O post Governo de RO capacita policiais penais com foco em inspeção de segurança e uso de tecnologias apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.