Informação é com a gente!

22 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

22 de fevereiro de 2026

Governo de RO amplia acesso à educação com novas embarcações para estudantes ribeirinhos

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

As embarcações percorrerão 12 trajetórias ao longo do ano letivo, garantindo que os estudantes possam se deslocar com segurança e regularidade

O governo de Rondônia realizou a entrega de cinco novas embarcações fluviais, equipadas com motores modernos, para atender 75 estudantes da Terra Indígena Rio Branco, localizada no município de Alta Floresta d’Oeste. A iniciativa visa garantir o acesso à educação aos alunos que dependem do transporte fluvial para frequentar as escolas da região.

As embarcações percorrerão 12 trajetórias ao longo do ano letivo, garantindo que os estudantes possam se deslocar com segurança e regularidade. Para a gestão do transporte fluvial, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contratou uma empresa especializada, responsável pela contratação e treinamento de pilotos e monitores, além de fornecer todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o transporte fluvial é fundamental para a conectividade e o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, nas regiões ribeirinhas do estado. “Barcos, canoas e voadeiras são os principais meios de transporte para a maioria das comunidades ribeirinhas do nosso estado. O trabalho e os investimentos do governo possibilitam o acesso à educação e promovem o desenvolvimento das comunidades”, salientou.

De acordo com o diretor técnico da Seduc, Nilson Gonçalves Vieira, todas as embarcações pertencem à frota oficial da Secretaria e passaram por vistorias da Marinha do Brasil. “A contratação de uma empresa para gerenciar o transporte fluvial tem o objetivo de aumentar a segurança dos alunos”, explicou.

Além das novas embarcações entregues, o governo de Rondônia já havia disponibilizado 60 embarcações

TRANSPORTE ESCOLAR FLUVIAL 

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que a melhoria do transporte fluvial foi um compromisso firmado com as comunidades ribeirinhas. “A gestão estadual considera essencial garantir a qualidade do serviço aos nossos estudantes, que dependem dessas embarcações para ter acesso à escola e, sobretudo, reduzir os riscos de acidentes.”

Além das novas embarcações entregues, o governo de Rondônia já havia disponibilizado 60 embarcações para o transporte escolar de alunos em 60 rotas ribeirinhas de Porto Velho, no início do ano letivo.

A ação beneficia cerca de mil estudantes de quatro escolas estaduais e 15 municipais, localizadas nas comunidades ribeirinhas de:

  • Cujubim Grande;
  • São Carlos;
  • Nazaré;
  • Calama;
  • Lago do Cuniã;
  • Amparo (à margem esquerda do Rio Madeira);
  • Rio Jamari;
  • Santa Catarina;
  • São José da Praia;
  • Demarcação e bairros.

O post Governo de RO amplia acesso à educação com novas embarcações para estudantes ribeirinhos apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Página inicial / Rondônia / Governo de RO amplia acesso à educação com novas embarcações para estudantes ribeirinhos