O Google celebra 27 anos neste sábado (27) com um doodle que homenageia seu primeiro logotipo, criado pela designer brasileira Ruth Kedar. A empresa destaca que a origem do Google foi um projeto de pesquisa em uma garagem, demonstrando que grandes ideias podem surgir em lugares inesperados.
“Ao celebrarmos o aniversário do Google hoje, relembramos nosso humilde começo como um projeto de pesquisa em uma garagem — a prova de que momentos decisivos podem começar em lugares comuns”, afirma o Google em comunicado. “A arte do Doodle apresenta o primeiro logotipo do Google (criado em 1998). Deixe que este logotipo vintage o transporte de volta aos anos 90 e se teletransporte para o futuro.”
A história por trás do logo
Ruth Kedar, natural de Campinas (SP), foi a responsável por criar a primeira identidade visual do Google. Na década de 1990, enquanto lecionava design na Universidade de Stanford, foi procurada por Larry Page, um dos fundadores da empresa. Juntamente com Sergey Brin, ele buscava uma designer para criar o logotipo da nova empresa.
“A intenção era criar uma empresa como nenhuma outra, sem o desejo de seguir noções preconcebidas sobre como as coisas deveriam ser feitas. Eles não desejavam seguir os passos de nenhuma outra empresa. Mesmo sendo uma startup, eles queriam se destacar e deixar sua marca”, relata Ruth Kedar.
A designer enfatiza que Larry Page e Sergey Brin sempre vislumbraram o projeto como algo duradouro, exigindo uma marca com consistência para resistir ao teste do tempo.
A trajetória de Ruth Kedar
Ruth Kedar é uma designer, diretora de arte, mentora e palestrante com uma carreira consolidada, principalmente nos Estados Unidos. Sua história familiar é marcada pela emigração de seus avós da Polônia para o Brasil, em busca de segurança durante a perseguição aos judeus.
“Eles estavam em busca de um refúgio seguro, uma terra onde pudessem vislumbrar um futuro mais brilhante e seguro para seus filhos”, explica Ruth. Campinas foi escolhida como o novo lar da família, que já possuía uma pequena comunidade judaica.
“Meus pais eram crianças pequenas quando chegaram a Campinas e foi lá que passaram seus anos formativos, receberam sua educação, frequentaram a universidade e iniciaram suas carreiras. É onde eles se conheceram, se apaixonaram, começaram uma família e onde eu nasci”.
Apesar de se mudarem para São Paulo quando Ruth tinha 2 anos, as visitas a Campinas permaneceram uma tradição. “Minha infância foi preenchida com fins de semana e férias na casa de minha tia e tio, criando laços com meus primos, fazendo passeios de bonde até a loja deles na Rua 13 de Maio”.
Aos 16 anos, Ruth e sua família se mudaram para Israel, onde ela enfrentou desafios de adaptação, como aprender um novo idioma e cultura. Mais tarde, a família se transferiu para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde Ruth estudou e trabalhou na Universidade de Stanford e na Adobe Systems, antes de abrir seu próprio estúdio de design.
Ruth Kedar mantém uma forte ligação com o Brasil, visitando o país anualmente e, em especial, Campinas, que ela considera um lar.











