Informação é com a gente!
07 de agosto de 2026

Informação é com a gente!

07 de agosto de 2026

Ginástica Rítmica: Brasil é ouro no Pan-Americano!

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

30/07/2026
Publicação legal: Termos de dispensa de licitação nº 07/2026
28/07/2026
Publicação legal: aviso de dispensa licitação Nº 02/2026/IPAM-SCL
16/07/2026
Termo de adjudicação e homologação nº 03/2026/IPAM-SCL
16/07/2026
Convenção: Edital de convocação do Partido Liberal
15/07/2026
Publicação legal: Aviso de suspensão de licitação Nº 13/2026/IPAM-SCL
09/07/2026
Aviso de reagendamento e retificação de licitação N° 12/2026/IPAM-SCL
07/07/2026
AVISO DE SUSPENSÃO – PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90003/2026/IPAM-SCL
01/07/2026
Publicação legal: aviso de pregão eletrônico 90003.2026
23/06/2026
Aviso de licitação: ampla concorrência
11/06/2026
Publicação legal: Aviso de suspensão de pregão

O Brasil mostrou sua força na ginástica rítmica e encerrou o Campeonato Pan-Americano com uma campanha de sucesso. Em casa, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, as atletas conquistaram várias medalhas de ouro, garantiram a classificação para o Mundial de Frankfurt e confirmaram a hegemonia na modalidade nas Américas.

Enquanto a ginástica artística, com Rebeca Andrade e outras estrelas, costuma chamar mais atenção, a ginástica rítmica também está em alta. Durante três dias de competição, as brasileiras se destacaram nas disputas individuais e em grupo, mostrando técnica, sincronia e apresentações difíceis.

A superioridade brasileira começou logo na sexta-feira, 05 de junho, com a equipe de cinco bolas – Maria Eduarda Arakaki, Julia Kurunczi, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Nicole Pírcio e Sofia Madeira – liderando com 28.850 pontos.

Na disputa individual, Bárbara Domingos assumiu a primeira posição com 55.600 pontos nas provas de arco e bola. Maria Eduarda Alexandre e Geovanna Santos também tiveram bons resultados, colocando o Brasil em destaque.

No sábado, 06 de junho, os títulos começaram a aparecer. Bárbara Domingos brilhou nas maças e na fita, somando 111.700 pontos e conquistando o ouro no individual geral. A equipe brasileira também ficou em primeiro lugar por equipes, com 220.400 pontos, e venceu na disputa geral dos conjuntos.

No domingo, 07 de junho, o Brasil continuou dominando. A única medalha de ouro que escapou foi na bola, com a vitória da americana Megan Chu após pequenas falhas das brasileiras Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre.

Mas, nos outros aparelhos, o Brasil voltou ao topo: Geovanna Santos ganhou ouro no arco e na fita, e Bárbara Domingos nas maças. As apresentações em grupo também foram vitoriosas, com o Brasil superando os Estados Unidos tanto na série de cinco bolas (29.250 pontos) quanto no conjunto misto.

Com essa performance, o Brasil garantiu a vaga para o Mundial de Frankfurt, em agosto. As ginastas, carinhosamente chamadas de Leoas, mostraram que estão em um nível acima das outras atletas da América.

O Parque Olímpico agora se prepara para receber o Pan-Americano de ginástica artística, entre 17 e 21 de junho, na Arena 1.

Com informações de O Fuxico.

Página inicial / Cultura e Entretenimento / Ginástica Rítmica: Brasil é ouro no Pan-Americano!