Você sabia que o Tucumã ajuda a prevenir o câncer? Confira os benefícios da fruta amazônica:

peixe-post-madeirao

Você sabia que o Tucumã ajuda a prevenir o câncer? Confira os benefícios da fruta amazônica:

peixe-post-madeirao
tucumã

tucumã (Astrocaryum vulgare) é fruto de uma palmeira amazônica, com polpa grudenta e fibrosa muito popular na região Norte do país. Podendo ser encontrada de várias formas na culinária, como em saladas, em tapiocas, no famoso sanduíche típico de Manaus, o x-caboquinho ou in natura, o tucumã também é possível fazer sucos, geleias, doces e vitaminas.

Também conhecido como acaiúra, acuiuru, coqueiro-tucumã, tucum, tucumã-açu, tucumã-arara, tucum-açu, tucumaí-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucumã-purupuru ou tucum-do-mato. Sua casca é verde quando a fruta ainda não está madura, passando para o laranja-amarelado depois que amadurece.

Além disso, também faz parte da fabricação de produtos de beleza, como cremes hidratantes, loções e máscaras para hidratação capilar, devido aos seus benefícios para a saúde.

Foto: Reprodução / Vinicius Braga-Embrapa

 A fruta é rica em ômega 3, uma gordura responsável por diminuir a inflamação e o colesterol alto, além de auxiliar no controle do nível de açúcar no sangue.

Entre os principais benefícios do tucumã para a saúde estão o fortalecimento do sistema imunológico, combate da acne, melhora da circulação sanguínea; prevenção da disfunção erétil, ações anti-inflamatórias, prevenção de câncer e doenças cardiovasculares; diminuição do colesterol alto e combate o envelhecimento precoce.

Esses benefícios se dão, pois, o tucumã é uma fruta rica em várias vitaminas, principalmente nas vitaminas A, B1 e C, Além disso, é fonte de proteínas e rico em Cálcio, ajudando no fortalecimento de ossos e dentes.

Uma das principais vitaminas existentes, a Vitamina C ajuda o corpo a aumentar a imunidade e prevenção de gripes e resfriados, combate da acne, além de antioxidantes e ajuda o nosso corpo a produzir Colágeno, conhecido por manter a elasticidade da pele, prevenindo rugas e retardar o envelhecimento.

Foto: Luana Záu / Flickr

O Magnésio contido no Tucumã ajuda a manter os níveis apropriados de outros minerais, tais como Potássio e de Zinco. Ele também ajuda na síntese de proteínas e no transporte de energia, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos e regularizando as contrações musculares.

Já nas fibras presentes, ela ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como caso da hipertensão, colesterol e doenças cardíacas.

 

Como encontrar

 

Se você andar pelos mercados municipais e feiras de frutas e verduras das cidades da região amazônica, verá a fruta aos montes e de fácil identificação, já que suas características da casca verde-amarelado por dentro e laranja por dentro chamam a atenção dos olhos.

Além da fruta in natura, é possível encontrá-la em forma de polpa congelada ou na forma de um suco chamado de vinho de tucumã. No restante do Brasil, este fruto pode ser adquirido em alguns supermercados ou através de sites de vendas na internet, sendo possível encontrar principalmente a polpa do fruto, o óleo e o vinho de tucumã.

Fonte: Portal Amazônia