Vilhena: Escolas municipais serão reformadas com projetos da Faron e Sicoob Credisul

peixe-post-madeirao

Vilhena: Escolas municipais serão reformadas com projetos da Faron e Sicoob Credisul

peixe-post-madeirao
Projetos Parcerias (17)

Recentemente a Prefeitura de Vilhena recebeu os projetos de reforma e ampliação de quatro escolas municipais, através de parceria entre a cooperativa de crédito Sicoob Credisul e a Faculdade Marechal Rondon (Faron). Os projetos elaborados pelos alunos do curso de Engenharia Civil da Faron e custeados pela cooperativa, serão executados nas escolas Ivete Brustolin, Bianca e Leonardo, Marizeti Mendes e Nina Paul.

A cerimônia de entrega dos projetos aconteceu na Sicoob Credisul, com a presença do prefeito Eduardo Japonês, do secretário de Educação Ronaldo Alevato, dos representantes do Sicoob, como o presidente do conselho de administração Ivan Capra e do diretor executivo Vilmar Saúgo. Também estiveram presentes os representantes da Faron, como o presidente Carlos Alberto Modotte, a vice-diretora Josi Modotte e a coordenadora do curso de Engenharia Civil Eliana Moriguchi.

Apoio

“Fico muito grato, por termos tantas instituições que apoiam o município. Agradeço mais uma vez o Sicoob e a Faron, por pensarem sempre no bem da cidade. É um projeto importante que ajudará muito nossas escolas. Sempre que solicitamos o apoio, vocês nos recebem de braços abertos. Obrigado por acreditarem nesta administração e que venham novas parcerias”, destaca o prefeito Eduardo Japonês.

Graduação 

A coordenadora do curso Eliana Moriguchi, aponta que todo o projeto foi elaborado pelos alunos que estão próximos de concluir a graduação em Engenharia Civil. “Tudo o que foi desenvolvido, foi uma ótima atividade para os estudantes, pois eles colocaram na prática aquilo da profissão que escolheram. Nós criamos quatro frentes de trabalho e cada um era responsável por uma parte: (1) estrutural, (2) instalações hidrossanitária e elétrica, (3) arquitetônica e (4) planilhas orçamentárias e memoriais descritivos. Começamos em maio e foram muitos dias de empenho e dedicação”, relata Eliana Moriguchi.

Os universitários que participaram do projeto foram Alana Silva, Amanda Loviski, Cleyton Vieira, Dielly Oliveira, Eduardo Ferreira, Emeny Yukimi, Guilherme de Oliveira, Lays Rocha e Thallyson Muniz.

PARCERIAS CONSTRUTIVAS – O secretário de Educação Ronaldo Alevato, aponta que estas ajudas, colaboram com o avanço do município. “Na secretaria de Educação, temos o nosso engenheiro Thiago Barasuol, e ele tem uma grande demanda de atividades na área educacional. Então, através desta parceria a Faron nos fornece estes projetos que desafogam parte da nossa demanda”, disse Alevato.

Ivan Capra lembra que o foco do Sicoob é levar benefícios para a comunidade. “Como cooperativa, sempre estamos fornecendo recursos e formando parcerias para melhorar a qualidade de vida da população, esse é um dos papéis mais importantes que devemos desempenhar”, aponta Ivan.

Fomento

Vilmar Saúgo aponta que parcerias como essa fomentam a economia local. “A cooperativa doa para a comunidade, a prefeitura fomenta os microcréditos em parceria conosco, emprestando aos empresários, que formam profissionais e geram mais empregos. É um ciclo virtuoso que faz a economia girar e o dinheiro fica aqui. Isso é o diferencial de ações assim”, conclui Vilmar.

Os projetos

Os projetos envolvem reformas dos refeitórios, além de uma brinquedoteca, sala de creche com banheiro, solário, depósito para a escola Nina Paul, refeitório com cozinha para a escolas Ivete Brustolin e Bianca e Leonardo, além de banheiros para a escola Marizete Mendes.