Censo 2021: Coordenador do IBGE anuncia inscrições na Região Central

peixe-post-madeirao

Censo 2021: Coordenador do IBGE anuncia inscrições na Região Central

peixe-post-madeirao
censo ibge

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já abriu o período de inscrições do Processo Seletivo para contratação dos recenseadores que irão executar o trabalho de coleta de informações do Censo Demográfico/2021. 

O candidato também poderá realizar o simulador online para calcular a sua remuneração, que será por produção. As inscrições podem ser feitas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), informou Joaquim Lamego, Coordenador de Área do IBGE, em Ji-Paraná.

Segundo Lamego, as inscrições ficam abertas até o dia 19 de março, com o candidato precisando ter no mínimo o Nível Fundamental completo. Já as provas estão marcadas para o dia 25 de abril, e a taxa de inscrição fica no valor de R$ 25,77.

População

O coordenador também lembrou que a coordenação no município de Ji-Paraná abrange 13 municípios, se estendendo até a cidade de Costa Marques na região do Vale do Guaporé. Além do Recenseador, as inscrições também são para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS). As inscrições foram abertas no dia 19, sexta-feira passada.

Para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, o valor da inscrição é de R$ 39,49 até 15 de março. Ele garantiu e deixou a população bem tranquila quanto ao protocolo de combate à pandemia. “Estamos tomando todas as providências necessárias para que tudo ocorra dentro do esperado”, afirmou.

Importância

No último Censo, em 2010, foram contabilizados 116 mil habitantes, em Ji-Paraná, com estimativa para o ano de 2020 em 130 mil. Joaquim Lamego lembrou que o aumento populacional pode possibilitar aumento financeiro ao município através do Fundo de Participação Municipal (FPM), do Governo Federal. “Já realizamos uma reunião com representantes do município mostrando a eles a importância do Censo populacional”, frisou. Lamego finalizou garantindo que todos os recenseadores estarão visitando as residências, devidamente uniformizados, identificados, incluindo um número pelo qual a pessoa poderá tirar qualquer dúvida que vier a ocorrer durante a pesquisa. (SGC)