Alunos do AP se preparam para edição virtual da Olimpíada de Robótica; veja como se inscrever

peixe-post-madeirao

Alunos do AP se preparam para edição virtual da Olimpíada de Robótica; veja como se inscrever

peixe-post-madeirao
Alunos do AP se preparam para edição virtual da Olimpíada de Robótica; veja como se inscrever

Podem participar alunos de todo o país. Cadastro pode ser feito até 19 de maio, pela internet. Olimpíada Brasileira de Robótica realizada em São Carlos, em 2019

Estudantes do Amapá preparam os conhecimentos e equipamentos para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2021. Com inscrições abertas até maio, o evento será em edição virtual pelo segundo ano consecutivo em função da pandemia (saiba mais abaixo).

Os amapaenses nessa competição já são presença confirmada nos últimos anos. Gustavo Façanha, estudante de 15 anos, já foi um dos inscritos na olimpíada e integra uma equipe do estado desde 2019.

Ele conta que aprendeu muito na competição e, com o que teve acesso, passou a criar os próprios projetos de robótica.

“Eu também me tornei muito curioso para praticamente qualquer coisa e agora faço os meus próprios projetos. Por meio disso, eu queria incentivar pessoas a fazerem também, a participarem do torneio e se descobrirem nesse mundo assim como eu me descobri”, disse.

Kael Bona de Almeida, de 15 anos, também descobriu o amor pela robótica durante a preparação para a competição. Ele participa do evento desde 2019 e inclusive já aposta em se desafiar numa nova etapa.

“Foi muito bom pois eu pude pôr em prática o que a gente aprende em sala de aula. Aprendi a trabalhar em equipe, na prática, e tive a oportunidade de viajar para São Paulo. Foi uma experiência muito legal”, comentou.

 

Como participar?

O evento é voltado para estudantes de 6 a 19 anos de escolas públicas e particulares de todo o país. Assim como aconteceu em 2020, a competição deste ano será virtual como medida de segurança contra a pandemia.

As inscrições vão até o dia 19 de maio e devem ser feitas somente pela internet. Os alunos podem fazer o cadastro pessoal no site da OBR, entretanto, a inscrição deve ser feita por um professor responsável neste link.

A olimpíada é realizada em duas modalidades:

  • prática: atividades são realizadas com robôs; como em 2021 será uma competição virtual, serão utilizados simuladores virtuais nas provas;
  • teórica: as provas são aplicadas pelas escolas dos alunos participantes.

A olimpíada acontece desde 2007 e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina. O evento tornou-se ainda porta de entrada para jovens estudantes em universidades públicas de todo o Brasil.

Fonte: G1 Amapá