Uma nova ferramenta para o ensino e a pesquisa em Geografia está disponível em Cuiabá: o Geoatlas Escolar Digital da capital. Desenvolvido por estudantes e professores da Escola Estadual Souza Bandeira, o projeto utilizou técnicas de geoprocessamento e cartografia digital para criar um site interativo com mapas temáticos e dados geográficos do município.
A iniciativa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat) através do Programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE), visa estimular o protagonismo discente na iniciação científica, mapear dados do território municipal e garantir o acesso ao conhecimento produzido no ambiente escolar. O projeto foi executado entre junho e novembro de 2025, desde a coleta de dados até a apresentação dos resultados.
O Geoatlas apresenta 15 mapas temáticos que abordam aspectos físicos, ambientais e socioeconômicos de Cuiabá, elaborados a partir de dados cartográficos, imagens de satélite, imagens de drone e informações oficiais. A plataforma digital permite acesso interativo a esses materiais, servindo como um recurso pedagógico inovador para professores e alunos das redes municipal e estadual.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Samuel Matiazo, “as etapas executadas mantiveram articulação direta com os objetivos específicos, ao envolver os estudantes na produção do conhecimento, realizar o mapeamento do território municipal e disponibilizar o material em ambiente digital acessível”.
Com informações do Portal Amazônia.










