Sinal de internet fraco? Descubra como geladeiras, espelhos e outros objetos podem estar interferindo na sua conexão Wi-Fi
Internet lenta? A instabilidade no Wi-Fi nem sempre é culpa do roteador. A posição do aparelho e a presença de certos objetos ao redor também podem explicar uma conexão mais fraca.
O roteador envia o sinal Wi-Fi por meio de ondas eletromagnéticas, mas esse sinal pode sofrer interferências de aparelhos metálicos com motores, como geladeiras e micro-ondas. “Qualquer equipamento com motor que é ligado gera um campo eletromagnético. Ao gerar um campo eletromagnético, há uma interferência nessa região”, explicou ao g1 o analista de Produtos e Negócios da Intelbras, Diogo Millnitz.
Surpreendentemente, espelhos e vidros também podem ser “vilões” do sinal. Isso acontece porque o vidro tem a capacidade de mudar a direção das ondas do Wi-Fi. “O vidro tem uma refração, então, ele dispersa as ondas do Wi-Fi. O espelho consegue ser pior: ele tem a camada de vidro mais uma camada metálica, em que o sinal é totalmente dispersado e causa interferência na rede”, detalhou Millnitz.
Para evitar esses problemas, o especialista orienta que o ideal é deixar o roteador a pelo menos 1 metro de distância de geladeiras, micro-ondas e grandes objetos de vidro. “A rede tem uma expansão no sentido de circunferência. O melhor cenário é quando o roteador é colocado no centro de onde o sinal Wi-Fi deve ser disponibilizado”, explicou.
Além disso, algumas dicas podem otimizar o sinal: coloque o roteador no ponto mais central e mais alto possível para alcançar uma área maior; evite paredes muito grossas e armários; configure o roteador para operar na faixa de 5 GHz (maior largura de banda, menor alcance); e, em locais grandes, considere roteadores mesh para espalhar o sinal de forma mais eficiente.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Com informações do G1










