O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, foi incluído na lista TIME100 Next, divulgada pela revista americana Time. A seleção anual destaca personalidades globais com potencial de moldar o futuro em diversas áreas.
Reconhecimento Internacional
A revista destaca que os homenageados estão redefinindo os conceitos de progresso, influência e impacto em um cenário de transformações aceleradas. A presença de Galípolo na lista, segundo a publicação, reforça o reconhecimento internacional ao seu trabalho à frente da autoridade monetária brasileira, especialmente no combate à inflação e na defesa da independência do Banco Central em um contexto de pressões fiscais.
O perfil de Gabriel Galípolo foi escrito por Gita Gopinath, professora de economia de Harvard e ex-diretora-gerente adjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI). Gopinath ressalta que Galípolo tem demonstrado equilíbrio entre firmeza na condução da política monetária e uma visão de longo prazo.
Para a economista, o presidente do Banco Central “simboliza a importância de uma liderança criteriosa, capaz de adotar medidas técnicas que beneficiem principalmente a população mais vulnerável, a mais afetada pela alta de preços”.
Gabriel Galípolo foi nomeado presidente do Banco Central pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, durante a apresentação do Relatório de Política Monetária. Raphael Ribeiro/BC