Informação é com a gente!

20 de março de 2026

Informação é com a gente!

20 de março de 2026

Fraude no INSS: Segurados podem contestar descontos até sexta-feira

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação

Aposentados e pensionistas têm até esta sexta-feira (20) para contestar descontos indevidos do INSS e recuperar o dinheiro

Aposentados e pensionistas têm até esta sexta-feira (20) para contestar descontos indevidos relacionados a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até o momento, mais de 6 milhões de pessoas já contestaram as cobranças, e 4,3 milhões aderiram ao acordo de ressarcimento.

De acordo com o último balanço do INSS, divulgado em 16 de março, ainda há mais de 750 mil beneficiários que podem entrar na negociação. O valor total já devolvido aos segurados em todo o país chega a quase R$ 3 bilhões. Os valores corrigidos são restituídos em até três dias úteis.

Para ingressar no plano de devolução, é necessário que o segurado tenha contestado os descontos e não recebido resposta em até 15 dias úteis, ou que tenha recebido uma resposta considerada irregular – como assinaturas falsas ou comprovantes inválidos. A contestação deve se referir a descontos ocorridos entre março de 2020 e março de 2025. Quem possui processo judicial em andamento pode aderir ao acordo, desde que desista da ação.

A adesão ao acordo é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nos Correios. A contestação inicial pode ser realizada pela Central 135. O processo envolve contestar o desconto, aguardar a resposta do INSS (prazo de 15 dias úteis) e, em caso de resposta irregular, aderir ao acordo pelo aplicativo ou nos Correios. A Central 135 não está habilitada para a adesão.

Caso a entidade responda à contestação, os documentos serão analisados e o beneficiário será notificado. Ele poderá aceitar a justificativa, contestar por suspeita de falsidade ideológica ou declarar que não reconhece a assinatura. Se houver nova contestação, a entidade terá cinco dias úteis para devolver os valores. Caso contrário, o caso será auditado e o beneficiário poderá buscar apoio jurídico das Defensorias Públicas Estaduais.

O INSS também está realizando a contestação automática dos descontos indevidos para beneficiários em situações específicas, como idosos com 80 anos ou mais, indígenas e quilombolas, que ainda não solicitaram o reembolso – um procedimento chamado de “contestação de ofício”.

Com informações do G1

Página inicial / Economia / Fraude no INSS: Segurados podem contestar descontos até sexta-feira