O segmento limpeza e conservação segue forte no país, gerando milhares de empregos e atraindo novos negócios, incluindo pequenas empresas e MEIs. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento no setor de 16,3% no primeiro trimestre deste ano. Esse avanço tem sido impulsionado pela crescente demanda por serviços de higienização e também reflete a mudança de comportamento nos consumidores e empreendedores, como a dispensa de lojas físicas, empresas mais sustentáveis e a expansão para cidades de menor porte.
Um modelo que tem ganhado destaque, são as redes com foco no setor automotivo, como a a KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. A rede foi reformulada e com a crescente do mercado, planeja chegar em 100 unidades em 2025.
“Além do menor consumo de água, nós também utilizamos produtos biodegradáveis, técnicas de limpeza a seco e atuamos com o atendimento delivery, o que reduz emissões com deslocamentos desnecessários”, diz Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar.
Para empreendedores que estão em busca de uma segunda renda ou uma franquia que não necessite de funcionários ou lojas, negócios home based, que funcionam por agendamento e delivery, tem ganhado espaço por exigir baixo investimento inicial e ser operacionalmente flexível.
Além disso, ter consciência ambiental ao empreender, também valoriza as pequenas e grandes redes. Adotar uma postura sustentável não significa, necessariamente, altos investimentos e negócios que estão iniciando podem começar com medidas simples, como redução de resíduos, economia de água, reaproveitamento de materiais, uso racional de energia e produtos menos agressivos ao meio ambiente.
Sobre a KoalaCar
Fundada em 2015, a KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. A marca foi reformulada e planeja chegar a 100 unidades em 2025.