Informação é com a gente!

11 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

11 de dezembro de 2025

Foto falsa de Michelle Bolsonaro com pedido de anistia

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024

Uma foto que circula nas redes sociais mostrando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) segurando uma faixa com o pedido de libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é falsa. A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Como surgiu a falsa publicação:

A publicação original, divulgada no Facebook na sexta-feira (14), já contabiliza mais de 10 mil curtidas. A imagem mostra Michelle Bolsonaro em um palco, com um cartaz com a mensagem: “Libertem o nosso presidente Bolsonaro. Anistia já!”. A legenda da publicação afirma que Michelle está solicitando anistia para os presos dos atos de 8 de janeiro e para o ex-presidente, omitindo a informação de que se trata de conteúdo gerado por IA.

A cena retrata Michelle Bolsonaro à frente de bandeiras de países europeus, incluindo o símbolo da União Europeia, com duas bandeiras do Brasil no público.

Por que a imagem é falsa:

A assessoria de imprensa de Michelle Bolsonaro informou que a imagem é “totalmente falsa”, afirmando que a ex-primeira-dama não deixou o Brasil e que sua última viagem internacional foi para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos em janeiro deste ano.

A análise da imagem realizada pelo Fato ou Fake utilizando o SynthID Detector, plataforma do Google que identifica conteúdos gerados pela IA da empresa, confirmou que a imagem foi produzida artificialmente. O SynthID identificou a presença de um selo de IA em todo o conteúdo carregado.

A tecnologia do Google insere uma marca d’água imperceptível aos olhos humanos, mas detectável por sistemas, em vídeos, imagens, áudio ou texto criados sinteticamente. Diferentemente de outras ferramentas que geram deepfakes a partir de vídeos reais, a IA do Google tem a capacidade de criar cenas hiper-realistas do zero, sem a necessidade de conteúdo pré-existente.