No total, as nove unidades no estado se aproximam de 50 mil atendimentos
Na última semana, o Fórum Digital de Candeias do Jamari ultrapassou a marca de 10 mil atendimentos realizados na unidade, inaugurada em dezembro de 2023. Assim como a jurisdicionada de número 10 mil, Maria do Socorro Barroso, todas as pessoas que adentraram o prédio no dia receberam um mimo para comemorar a marca, atingida em pouco mais de dois anos de funcionamento da unidade. Anexa estava a mensagem da equipe do Fórum de Candeias:
“Nossa gratidão a cada pessoa que escolhe e acredita em nossos serviços.”
Quase a metade dos atendimentos é relativa a serviços do próprio TJRO, sendo destaques a consulta processual e emissão de certidões, com o restante dividido entre os diversos parceiros que também oferecem seus serviços na unidade. Já ao considerar todos os nove Fóruns Digitais instalados no estado, o total passa de 46 mil, com as unidades de Extrema de Rondônia e Mirante da Serra também superando os 10 mil atendimentos.
A estrutura dotada de tecnologia oferece mais de 40 serviços do Poder Judiciário e 16 instituições parceiras, facilitando o acesso à Justiça para aqueles que moram distante de sedes de comarcas. Este modelo de fórum é reconhecido nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça como boa prática e é vencedor do prêmio Innovare, Oscar do Judiciário brasileiro.
A arquitetura moderna do prédio chama atenção não só pela estrutura inovadora com recepção e salas de audiências, mas também pela praça ao redor, que proporciona um espaço de convivência e lazer para a comunidade. Em Candeias, o prédio fica na região central do município, na avenida Transcontinental, próximo à prefeitura. No local é possível participar de audiências de modo virtual, emitir certidões, obter informações sobre processos, entre outros serviços da Justiça estadual.
Os benefícios do Fórum Digital transcendem serviços aliados à tecnologia. O modelo construtivo escolhido, que usa a tecnologia light steel framing (estrutura em aço leve), busca a sustentabilidade da obra, com a geração de poucos resíduos, e em tempo reduzido de construção.
Como o Fórum Digital ajuda o município e a população:
Os parceiros atualmente incluem os Tribunais Regionais Eleitoral, do Trabalho e Federal; Ministérios Públicos do Trabalho, Federal e de Rondônia; Defensorias Públicas do Estado e da União; Ordem dos Advogados do Brasil; Procon; Tribunal de Contas do Estado; Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Polícias Civil e Federal.
Além das várias obras em andamento no TJRO neste início de nova gestão, doze unidades de Fórum Digital têm previsão de entrega no biênio 2026/2027, com cinco em fase de licitação, duas em sondagem e planialtimetria dos terrenos, e mais cinco já inseridas na proposta orçamentária de 2026.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJRO [link original]










