Criado em 1996, o bloco Fofó de Belém surgiu de uma conversa de bar e do desejo de reviver o carnaval à moda antiga. O multiartista Elói Iglesias idealizou a festa intimista, embalada por charangas, que logo ganhou as ruas da capital paraense.
Ao longo de quase três décadas, o Fofó de Belém se consolidou como um dos blocos mais irreverentes de Belém, mantendo viva a essência do carnaval de rua, democrático e popular. O bloco cresceu em número de participantes e se tornou um ponto de encontro para quem busca liberdade e diversão.
“Fofó é um estado de espírito, um universo paralelo em que tu te reinventas através do carnaval. Significa irreverência, exagero, deboche, liberdade de expressão e brincadeira carnavalesca”, explica Elói Iglesias. O símbolo do bloco é um urubu, figura presente no imaginário da cidade.
O Fofó de Belém marca presença na Domingueira, projeto da Prefeitura de Belém, com um show eclético que mistura tecnobrega, marchinhas antigas e novas, sucessos de artistas locais como Anitta e Gaby Amarantos, além de músicas autorais do álbum “Iguana Maldita”.
O primeiro grito de carnaval do bloco em 2026 acontece no domingo (11), a partir das 15h, no Portal da Amazônia, em uma festa gratuita para celebrar os 410 anos de Belém.
Com informações do Portal Amazônia.












