Com vitória por 3 a 0, Flamengo complica situação do Criciúma no Brasileirão. Juventude escapa do rebaixamento, e Atlético-MG segue ameaçado.
Flamengo complica Criciúma e beneficia Fluminense no Brasileirão
O Flamengo venceu o Criciúma por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (4), no Estádio Heriberto Hülse, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado coloca o time catarinense em uma situação delicada na luta contra o rebaixamento, enquanto ajuda o Fluminense, grande rival rubro-negro, que tenta escapar da queda para a Série B.
Com essa derrota, o Criciúma permanece com 38 pontos, ocupando a 17ª posição, dentro do Z4. O time está dois pontos atrás do Fluminense, único adversário que ainda pode ultrapassar. A definição do futuro do Criciúma pode ocorrer já nesta quinta-feira (5), caso o Fluminense vença o Cuiabá no Maracanã.
Enquanto isso, o Flamengo, que não briga por mais nada no campeonato, chegou aos 69 pontos, consolidado na terceira colocação.
Como foi a partida em Criciúma
O Flamengo dominou o jogo e garantiu a vitória com gols em momentos cruciais:
- Primeiro gol: Aos 44 minutos do primeiro tempo, Bruno Henrique encontrou Ayrton Lucas, que cruzou para Guillermo Varela finalizar e abrir o placar.
- Pênalti e segundo gol: Aos 25 minutos do segundo tempo, o árbitro de vídeo (VAR) identificou um toque de mão do zagueiro Tobias Figueiredo na área. Bruno Henrique converteu a cobrança.
- Terceiro gol: Aos 38, Luiz Araújo recebeu passe de Erick Pulgar e marcou com categoria, selando o placar.
Juventude garante permanência na Série A
Se o Criciúma se complicou, o Juventude conseguiu respirar aliviado. A equipe gaúcha venceu o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, e garantiu sua permanência na primeira divisão.
Com a vitória, o Juventude chegou a 45 pontos, ocupando a 13ª posição e abrindo sete pontos de vantagem para os times na zona de rebaixamento. Já o São Paulo, com 59 pontos, está em sexto lugar, garantindo vaga na fase de grupos da Libertadores.
Gols da partida
- Juventude abre o placar: Aos seis minutos do segundo tempo, Gabriel Taliari foi acionado por Luís Mandaca e chutou no canto do goleiro Rafael.
- Segundo gol: Aos 16 minutos, João Lucas cruzou para Erick ampliar o marcador.
- Desconto do São Paulo: Aos 31 minutos, Luciano completou um cruzamento de William Farias, diminuindo a vantagem.
Atlético-MG vive crise e segue ameaçado
Enquanto Juventude se livrou do rebaixamento, o Atlético-MG segue em uma situação preocupante. O time perdeu para o Vasco por 2 a 0, em São Januário, e chegou a 12 jogos sem vencer. Com 44 pontos, o Galo depende dos resultados de Fluminense (40 pontos) e Bragantino (38 pontos) para saber se enfrentará a última rodada ainda ameaçado pela Série B.
A derrota agravou a crise do clube, que já havia ficado sem os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. Após o jogo, o técnico Gabriel Milito pediu demissão, deixando o time sem comando para a reta final do campeonato.
Gols do Vasco
- Primeiro gol: Aos seis minutos do segundo tempo, Philipe Coutinho deu um belo passe para Pablo Vegetti, que finalizou de primeira.
- Segundo gol: Aos 18 minutos, Coutinho marcou novamente, completando cruzamento de Lucas Piton em um rápido contra-ataque.
Situação das equipes na tabela
- Criciúma: Com 38 pontos, precisa vencer e torcer contra o Fluminense na última rodada para escapar.
- Fluminense: Se vencer o Cuiabá, escapa do rebaixamento e decreta a queda do Criciúma.
- Atlético-MG: Com 44 pontos, ainda pode entrar no Z4 se os rivais vencerem.
- Juventude: Com 45 pontos, já garantiu permanência na Série A.
- Vasco: Com 47 pontos, garantiu vaga na Copa Sul-Americana.
Tags: brasileirão 2023, Flamengo x Criciúma, Juventude Série A, Atlético-MG crise, rebaixamento no brasileirão
Snippet destacado:
Flamengo vence Criciúma por 3 a 0 e ajuda Fluminense na luta contra o rebaixamento. Juventude se livra da queda, enquanto Atlético-MG segue ameaçado.