Com objetivo de coibir o aumento do número de sinistros de trânsito relacionados à combinação de bebida alcoólica e direção veicular, o Detran intensificou durante o período de Carnaval, de 2 a 18 de fevereiro, as ações Operação Lei Seca; Operação de Fiscalização Convencional; Patrulhamento Viário; Operação Duas Rodas, Uma Vida!, além de apoio operacional e logístico nas atividades educativas.
Conforme a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), foram realizadas 97 operações executadas nas regionais da Autarquia em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Para o diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Brenno Dionízio, “todas as ações visavam o combate à direção veicular sob alcoolemia, oferecendo à sociedade segurança no trânsito nas festividades carnavalescas, totalizando 4.251 abordagens, com registro de 137 conduções sob influência de álcool, e outras 234 ocorrências por falta de habilitação”.
Influência
O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou que, “neste ano, uma força tarefa de ações da Dtfat, Escola Pública de Trânsito (EPT), com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil colaboraram para uma redução geral de 59% de condutores sob influência de álcool, conforme Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proporcionalmente ao número de veículos abordados, dos quais observa-se uma redução geral de 54% no índice de crimes vinculados ao Artigo 306. Unimos forças e organizamos ações, objetivando salvar vidas, e estamos felizes com a conquista”, frisou.
CTB – Desde 2012, o Artigo 306 do CTB define como conduta criminosa conduzir veículo com mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar ou 6 dg de álcool por litro de sangue ou com a capacidade psicomotora alterada por outra substância psicoativa.