Aitana Bonmatí e Lionel Messi recebem o prêmio The Best; Marta dará nome ao novo troféu de gol mais bonito no futebol feminino.
A Fifa revelou os melhores jogadores do mundo em 2023 em uma cerimônia emocionante em Londres nesta segunda-feira (15). A espanhola Aitana Bonmatí e o argentino Lionel Messi foram coroados como os grandes destaques. Além disso, o Brasil teve uma presença marcante, com uma homenagem especial à Rainha Marta, que emprestará seu nome a um novo troféu para o gol mais bonito no futebol feminino.
Destaques Individuais:
A meio-campista Aitana Bonmatí, do Barcelona, conquistou o prêmio após uma excelente atuação na Copa do Mundo, contribuindo para a vitória da seleção da Espanha. Messi, atualmente no Inter Miami, surpreendeu ao superar concorrentes como Erling Haaland e Kylian Mbappé.
She's out of this world. 🤯#TheBest pic.twitter.com/pkPEcRnlM6
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) January 15, 2024
Homenagem a Marta:
Ao contrário de outras premiações, a noite foi marcada pela especial homenagem a Marta. A maior artilheira da história da Copa do Mundo terá um troféu dedicado ao gol mais bonito no futebol feminino.
Em suas palavras emocionantes, Marta expressou a importância da igualdade e do respeito, buscando um futuro promissor para todas as mulheres.
Legend. 👑🇧🇷#TheBest pic.twitter.com/cxSOrAAUkA
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) January 15, 2024
Brasil em Destaque:
A seleção masculina brasileira também teve destaque, recebendo o troféu por usar uniforme negro em apoio a Vinicius Júnior, vítima de agressões racistas. Jogadores históricos foram homenageados.
The FIFA Fair Play Award goes to the Brazil Senior Men's National Team Players! 🇧🇷
Click here for more information. ➡️ https://t.co/Gg0RI8MWaP pic.twitter.com/m6NuMBfkD3
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) January 15, 2024
Outros Destaques:
- Prêmio Puskas: O brasileiro Guilherme Madruga levou o prêmio de gol mais bonito, marcando uma bicicleta espetacular pelo Botafogo-SP.
- Melhor Goleiro: Ederson, da seleção brasileira, foi premiado após uma temporada impressionante no Manchester City.
- Equipe do Ano: Vinicius Junior foi destaque na seleção do ano da Fifa.
- Melhores Técnicos: Pep Guardiola (futebol masculino) e Sarina Wiegman (futebol feminino).
- Melhor Goleira: Mary Earps, do Manchester United.
- Fifa Fan Award: Daniel “Toto” Iñiguez, torcedor do Colón de Santa Fé (Argentina).