Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Fiero alerta para risco de colapso do tráfego na BR-364

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

A Federação das Indústria de Rondônia alerta a bancada federal, ao Dnit, ao Governo do Estado e demais lideranças do estado para o risco de colapso da BR-364, a única ligação terrestre de Rondônia e Acre com o restante do país. Projetada no final dos anos 1970 e executada no início dos anos 80, a BR-364 não resiste mais ao intenso tráfego que mais que duplicou nesses quase 40 anos desde sua inauguração em 1984.

Somado ao intenso tráfego de carretas com mais de 40 toneladas e o desgaste pelo tempo, o que temos é uma rodovia perigosa, ceifando vidas e atravancando o pleno desenvolvimento do estado. 

Na situação em que se encontra, a BR-364 é um fator impeditivo à competitividade da produção de Rondônia. Encarece o frete, ceifa vidas e aumenta o custo daquilo que nela se transporta. “Entendo que o produtor de Rondônia não pode ser penalizado com a falta de infraestrutura que lhe deve ser proporcionada pelo Estado e pela União. Não podemos mais conviver com esse problema”, acentua o presidente da Fiero, Marcelo Thomé.

Corremos o risco

“Urge uma providência emergencial. Caso contrário, corremos o risco de ver Rondônia, Acre e parte do Amazonas sem ligação terrestre com o restante do país”, adverte o presidente da Fiero Marcelo Thomé, adiantando que ainda esta semana vai encaminhar ofício a essas autoridades sugerindo a realização de uma reunião de urgência na Ministério da Infraestrutura para expor a necessidade de urgentes providências.

Engenheiro de formação, presidente do sindicato que reúne as empresas de construção pesada (rodoviária) e diretor financeiro da Fiero, Alan Gurgel do Amaral argumenta que já passou da hora de adotar providências para evitar o colapso do tráfego da BR-364. “Há tempos ela vem dando sinal de fadiga.  Temos problema na ponte do Riozinho, em Cacoal, onde depois de quase 40 dias com interdição total voltou a dá tráfego apenas em meia pista e com riscos, já tivemos problemas na travessia de Ji-Paraná e, agora, temos o desmoronamento de cabeceiras de pontes menores no trecho entre Ariquemes e Jaru, mas há problema com transbordamento de rio no trecho entre Ji-Paraná e Cacoal ”, reitera Alan Gurgel.

Desgaste

A Fiero acompanha com atenção as medidas que o governo anuncia para melhorias na BR-364 e acredita que elas são insuficientes, dado ao desgaste da base da pista de rolamento e das obras de arte como pontes e bueiros. “Ora, estamos falando de uma rodovia que fora projetada e inaugurada há quase 40 anos, quando não tínhamos nem 30 por cento do volume de tráfego que temos hoje”, pontua o presidente da Fiero.

Página inicial / Infraestrutura / Fiero alerta para risco de colapso do tráfego na BR-364