
Resumo
- Google Agenda agora permite bloquear horários para tarefas, rejeitando convites automaticamente durante esses períodos;
- Atualização facilita uso do Google Agenda para gestão de tarefas;
- Recurso começou a ser liberado globalmente em 6 de novembro para contas do Google Workspace.
Por padrão, o Google Agenda (Google Calendar) funciona como uma ferramenta para você marcar eventos, como reuniões online. Mas uma pequena atualização no serviço agora permite a você também bloquear horários para tarefas, o que pode te ajudar a executar os seus compromissos sem ser atrapalhado por outras atividades.
Não que já não fosse possível usar o Google Agenda para lidar com tarefas. Mas, com a recente atualização no serviço, você pode reservar um período de tempo para uma tarefa, bem como ativar uma opção de “não perturbe”, de modo que convites para eventos marcados para essa faixa de horário sejam automaticamente rejeitados e você não seja interrompido por eles.
Obviamente, também é possível adicionar um título e uma descrição para a tarefa. Pode-se ainda adicionar um prazo para ela ser executada, embora, no momento, essa opção permita definir apenas uma data, não um horário.
Na prática, a atualização faz a opção de tarefas funcionar com a mesma dinâmica do agendamento de eventos. Trata-se de algo realmente útil: até então, não era incomum usuários que lidam com muitos compromissos criarem reuniões com um único participante no Google Agenda justamente para bloquear horários para tarefas; agora, isso não será mais necessário.

Depois que a tarefa for finalizada, é possível acessá-la no Google Agenda e usar a opção “Marcar como concluída”, que risca o título e faz um símbolo de visto aparecer para indicar justamente o término da atividade.
Para criar uma tarefa, basta clicar ou tocar em um espaço vazio no Google Agenda, na data desejada, e escolher “Tarefa” em vez de “Evento” na janela que surgir.
Disponibilidade do novo recurso de tarefas no Google Agenda
O novo recurso começou a ser liberado em escala global em 6 de novembro, inicialmente para usuários com contas no Google Workspace. A liberação também já começou para quem tem uma conta pessoal no Google. Mas, em ambos os casos, pode levar algumas semanas para a novidade chegar a todas as contas.











