Festa do Divino Espírito Santo: Fotolivro é lançado e distribuído para comunidade do Guaporé

peixe-post-madeirao

Festa do Divino Espírito Santo: Fotolivro é lançado e distribuído para comunidade do Guaporé

peixe-post-madeirao
fotos kaiary Luiz Brito

A beleza da pluriculturalidade da comunidade tradicional do Vale Guaporé, na fronteira com a Bolívia, foi eternizada através do trabalho de reconhecimento de identidade, pelos olhares dos fotógrafos e ativistas Luiz Brito, Ederson Lauri e Marcela Bonfim.

Os retratos enaltecem o encantamento e a beleza das comunidades quilombolas, indígenas e fronteiriças, além dos autorreconhecidos como afroindígenas, caboclos e beradeiros: devotos de uma celebração de fé e religiosidade.

O livro retrata através de imagens traços marcantes de um processo de formação de diversas identidades tradicionais, através das múltiplas faces oriundas das miscigenações dos povos da Amazônia. 

O livro foi desenvolvido através de recursos do Governo do Estado de Rondônia através da Lei Aldir Blanc, executada pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) com repasses financeiros aos artistas. Foram reproduzidas 1000 cópias, sendo 50% destinadas às comunidades da Irmandade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, e os outros 50% das tiragens foram encaminhados às bibliotecas de Rondônia e da Região Norte, bem como às instituições de cultura e arte do Brasil.

Para acessar a plataforma do livro, acesse: https://www.odivinoguapore.com/